Gaivotão-branco raro foi descoberto na ilha açoriana da Graciosa

É o terceiro exemplar desta espécie pouco comum registado.

Foto
DR

Um exemplar adulto de gaivotão-branco ou gaivota-hiperbórea (Larus hyperboreus), espécie pouco comum nos Açores, foi descoberto no Picadeiro da ilha Graciosa, anunciou nesta terça-feira a Secretaria Regional dos Recursos Naturais.

O exemplar, o terceiro desta espécie registado na Graciosa, foi recolhido e, posteriormente, libertado por um vigilante do Parque Natural desta ilha.

O gaivotão-branco, embora raro, é uma das várias espécies de gaivotas que ocorrem no arquipélago, além da subespécie endémica açoriana denominada gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis atlantis). É a maior gaivota que nidifica no Ártico, mas que, com condições atmosféricas adversas de vento e frio, como as registadas recentemente, surge ocasionalmente nos Açores, adianta aquele departamento do governo regional.

O registo das espécies de aves não comuns avistadas nos Açores pode ser reportado e consultado na Internet em dois sítios dedicados a esta temática: o Aves dos Açores (http://azores.avesdeportugal.info) e o Azores Bird Sightings (http://azoresbs.weebly.com).

Sugerir correcção
Comentar