Fiscalização não encontra ilegalidades na importação de madeiras

Inspecções em Portugal começaram em Janeiro, segundo regulamento europeu em vigor desde 2013.

Foto
Ambientalistas têm denunciado entrada ilegal de madeiras em Portugal, mas a fiscalização por ora não detectou nada Manuel Roberto

Nenhuma irregularidade foi detectada nas fiscalizações até agora realizadas à importação e ao uso de madeiras importadas em Portugal, apesar de denúncias recentes de que o país é um dos principais pontos de entrada de carregamentos duvidosos na Europa. Mas as acções de fiscalização no território continental, obrigatórias segundo um regulamento europeu em vigor desde 2013, só começaram a ser feitas em Janeiro deste ano pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Na semana passada, a organização ambientalista Greenpeace salientou Portugal como a segunda maior porta por onde entram no mercado internacional madeiras de explorações alegadamente ilegais da República Democrática do Congo. Noutras situações no passado, o país já tinha sido acusado de estar a receber madeiras ilegais de Camarões e da Amazónia.

As suspeitas sobre as importações da República Democrática do Congo foram, no entanto, as primeiras a serem tornadas públicas desde a entrada em vigor de um regulamento europeu, que proíbe a colocação no mercado de “madeira extraída ilegalmente e de produtos da madeira dela derivados”.

Segundo o regulamento, os importadores têm de se informar e de estar documentados sobre a origem e a legalidade dos materiais que colocam no mercado europeu. E os comerciantes devem também possuir documentação que permita seguir o rasto de qualquer produto já no mercado.

“Não foi até ao momento detectada qualquer tipo de irregularidade na aplicação desta legislação”, informa o ICNF, numa nota enviada ao PÚBLICO.

Até Abril passado, havia já 1523 entidades em Portugal inscritas nos registos de operadores responsáveis pela introdução de madeira importada no país. Uma amostra de 5% será alvo de acções de fiscalização, segundo um relatório do ICNF, de Março passado. O relatório refere que as inspecções no território continental só tiveram início em Janeiro. Nos Açores, começaram em 2014. Houve 49 fiscalizações, todas com resultados regulares. 

Sugerir correcção
Comentar