Eólicas à frente como maior fonte de electricidade em Espanha

Aerogeradores ultrapassaram as centrais nucleares nos últimos três meses.

Foto
Parques eólicos fornecerem 27% da electricidade espanhola em Janeiro Paul Hanna/Reuters

A energia eólica subiu para o primeiro posto das fontes de electricidade em Espanha no último trimestre. Em Novembro, Dezembro e Janeiro passados, a produção dos milhares de aerogeradores do país ultrapassou a das centrais nucleares, que, apesar disso, se mantiveram à frente como a maior fonte de electricidade ao longo do ano todo de 2012.

A energia eólica subiu em flecha consideravelmente nos últimos meses, chegando a 22% do bolo total em Novembro, 24% em Dezembro e 27% em Janeiro. Nesse último mês, em particular, a produção eólica ultrapassou pela primeira ver a marca dos 6000 gigawatts-hora (GWh) – o suficiente para abastecer todas as habitações do país.

“Isto demonstra que as eólicas cumpriram o seu dever e são uma realidade em Espanha”, refere a Associação Empresarial Eólica, numa nota na Internet. Segundo esta organização, que representa 95% das empresas espanholas do sector, a energia eólica permite poupar nas importações de combustíveis fósseis, nas emissões de CO2 e nos custos de saúde causados pela poluição. “A economia espanhola recebeu três euros por cada euro investido em incentivos às instalações eólicas”, completa.

A associação está neste momento envolvida num braço-de-ferro com o Governo devido a alterações no regime de tarifas que, segundo alega, tornará as eólicas insustentáveis.

A Espanha é o quarto país do mundo com mais capacidade em parques eólicos, com cerca de 22.087 megawatts (MW) instalados até meados de 2012. À frente estão a China (67.774 MW), os Estados Unidos (49.802) e a Alemanha (30.016).

Portugal está na décima posição, com 4398 MW. Em 2012, a energia eólica abasteceu 18% do consumo eléctrico do país.
 

Sugerir correcção
Comentar