EDP em segundo lugar em ranking das eléctricas mais "verdes"

Aposta nas renováveis colocam EDP e a espanhola Iberdrola no topo de um ranking de uma publicação internacional sobre energia. As barragens não contam.

Foto
A construção destes parques vai dinamizar as fábricas de pás e aerogeradores de Vagos e Oliveira de Frades Paulo Pimenta

A EDP é a segunda empresa mais verde do sector da electricidade a nível mundial, segundo um ranking de uma publicação internacional especializada na área da energia – a EI New Energy.

A EDP fica apenas atrás da espanhola Iberdrola, numa lista de 100 empresas de todo o mundo, responsáveis por 55% da produção eléctrica global.

O ranking baseia-se em três critérios – as emissões de CO2 (até 100 pontos), a percentagem e o volume de produção renovável (mais 100 pontos cada). Foram estes dois últimos critérios que colocaram a EDP e a Iberdrola no topo da lista. O grupo português é o que mais utiliza fontes renováveis, extrabarragens (35%). Obteve, por isso, a pontuação máxima. Já a Iberdrola é quem tem maior capacidade renovável instalada – 13,5 gigawatts, o equivalente a dez centrais térmicas de Sines.

A produção hídrica não está incluída na contabilidade das renováveis, “devido aos controversos impactos ambientais e sociais das grandes barragens”, explica a EI New Energy, uma publicação da empresa Energy Intelligence. Na prática, são considerados apenas os projectos das chamadas “novas renováveis”, como parques eólicos ou painéis solares fotovoltaicos.

Se as barragens também fossem consideradas nos critérios das renováveis, em primeiro lugar da lista estaria a brasileira Eletrobrás, que detém um enorme parque de hidroeléctricas. Em quarto ficaria a Yangtze Power, da China, do grupo China Three Gorges, que gere a polémica barragem das Três Gargantas, a maior do mundo. A China Three Gorges é, desde finais de 2011, dona de um quinto (21%) da EDP.

A produção hidroeléctrica vale, no entanto, para o primeiro critério do ranking da EI New Energy, o das emissões de CO2. Empresas que praticamente só gerem barragens ou centrais nucleares é que estão nas primeiras posições: as chinesas National Nuclear Corporation e Yangtze Power; a Energoatom, da Ucrânia; a Rosatom e a RusHydro, da Rússia; a Cemig, do Brasil; e a Hydro-Quebec, do Canadá.

No cômputo geral, no entanto, as empresas ibéricas ganharam a corrida. De uma pontuação máxima de 300, a Iberdrola ficou com 265 pontos e a EDP com 230.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar