Duas páginas divinas

Obrigado, pelo prazer que foi estudar os mapas, ler as legendas bem editadas e, sobretudo, pela oferta de um magnífico mapa e guia para a observação de aves em Portugal continental.

Deliciei-me com as duas esplêndidas páginas cheias de aves que se vêem em Portugal. É um cartaz para pôr na parede, nem menos. É também exemplar na maneira como está escrito, ilustrado e graficamente exposto. Foi obra de Ana Fernandes e Célia Rodrigues com a colaboração de Ricardo Garcia. Até cita todas as fontes, com a maior honestidade e elegância.

O título era bonito: Esta Primavera vá ver os passarinhos. O texto era informativo e prático sem jamais ser condescendente ou descer a um tom didáctico. Veja-se a frase final, luzidia: "Nas dezenas de locais onde é mais fácil espiar as aves, não se limite ao céu. Olhe em volta. É muito provável que esteja em santuários naturais ou mergulhado em paisagens únicas. As nossas."

Num monitor de computador num televisor seria impossível dar tanta informação de forma tão legível. Ambas as páginas estão cheias mas respiram plenamente graças à generosidade dos espaços brancos. Um livro teria de ter as dimensões deste jornal — e seria, por conseguinte, bastante mais caro.

São estas coisas que os jornais fazem bem as revistas têm páginas pequenas de mais. Dão imenso trabalho, são quase sempre recortados para se guardarem mas nunca são devidamente elogiados. Obrigado, pelo prazer que foi estudar os mapas, ler as legendas bem editadas e, sobretudo, pela oferta de um magnífico mapa e guia para a observação de aves em Portugal continental. Já estamos a planear uma primeira viagem, graças a ele.

Sugerir correcção
Comentar