DiCaprio arrecada quase 40 milhões de dólares em leilão pelo ambiente

Iniciativa promovida pelo actor norte-americano em Nova Iorque angariou fundos para projectos de conservação da natureza.

Foto
DiCaprio tem desde 1998 uma fundação dedicada ao ambiente EMMANUEL DUNAND/AFP

Com um empurrão de Leonardo DiCaprio, 38,8 milhões de dólares (cerca de 30 milhões de euros) provenientes da venda de obras de arte num leilão em Nova Iorque serão direccionados para o ambiente e a preservação de espécies ameaçadas.

 O “Leilão da 11ª Hora”, como foi chamada a iniciativa na Christie’s, foi patrocinado pelo actor norte-americano, que tem uma fundação com o seu nome dedicada à protecção da natureza. DiCaprio apelou os coleccionadores de arte para se juntarem à causa e o convite funcionou.

No total, 33 obras foram vendidas, das quais nove com valores acima de um milhão de dólares (770 mil euros). A mais cara foi um quadro do pintor norte-americano Mark Grotjahn, autor de obras abstractas com motivos geométricos, e que foi arrematado por 6,5 milhões de dólares (cinco milhões de euros) – o dobro do preço estimado.

Um quadro representando o próprio actor Leonardo DiCaprio, pintado por Elizabeth Peyton, foi vendido por 1,05 milhões de doláres (810 mil euros).

“Apesar dos esforços importantes das organizações e indivíduos em todo o mundo, o nosso modo de vida causou uma devastação sem precedentes dos nossos oceanos, florestas e vida selvagem”, disse o actor.

Criada em 1998, a Fundação Leonardo DiCaprio financia projectos que vão desde a preservação dos tigres no Nepal à protecção do ambiente na Antárctida. 

Sugerir correcção
Comentar