Deputados recomendam a Espanha que feche central nuclear de Almaraz

A maioria dos deputados votou esta sexta-feira a favor de uma resolução do Bloco de Esquerda que pede ao Governo que exija a Espanha que encerre a central nuclear de Almaraz.

Foto
No texto agora aprovado, o BE defende o encerramento sobretudo por uma questão de segurança DR

O Parlamento português aprovou esta sexta-feira uma resolução em que pede ao Governo português que fale com Espanha com vista a encerrar a central nuclear de Almaraz. O documento, apresentado pelo Bloco de Esquerda, contou com os votos a favor do PS, PCP, Verdes e PAN e com a abstenção do CDS e voto contra do PSD. 

Na resolução, os bloquistas pedem que "o Governo Português desenvolva todos os esforços junto das entidades espanholas no sentido de garantir o encerramento da central", uma vez que, dizem, esta representa um perigo para as populações fronteiriças. A central nuclear de Almaraz é a mais próxima de Portugal, a cerda de 100 km da fronteira. E nos últimos tempo tem sido alvo de críticas pelos ambientalistas por poder representar um "risco inaceitável". Recentemente, o Governo contou que o governo espanhol lhe deu as garantias de segurança.

Apesar destas garantias, foram os próprios socialistas que decidiram viabilizar esta recomendação ao Governo. Uma recomendação não tem força de lei, mas deve ser cumprida pelo Executivo. Ou seja, trata-se de uma recomendação da Assembleia da República para acção que só pode ser executada pelo órgão que tem essas responsabilidades - o Governo. 

No texto agora aprovado, o BE defende o encerramento sobretudo por uma questão de segurança: "A segurança das populações, fronteiriças e não só, vale mais do que os lucros dos acionistas da central (Endesa, Iberdrola e União Fenosa). O argumento de que a energia nuclear é barata apenas se sustenta pela imputação à sociedade dos gravíssimos custos de uma catástrofe. O perigo representado pela central nuclear de Almaraz não pode ser ignorado nem negligenciado. (...). O encerramento de Almaraz não é só a exigência das populações ameaçadas. É o único objetivo responsável para um governo português", lê-se.

No início do ano, foi noticiado um acidente no sistema de arrefecimento da central, que se localiza no rio Tejo, mas em território espanhol. 

Um projecto do PAN sobre o mesmo assunto foi votado por unanimidade e nessa o PSD votou a favor.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários