Cristas nomeia novo inspector do ambiente

Inspector-geral vem de uma grande sociedade de advogados e licenciou-se em direito junto com a ministra.

Foto
Assunção Cristas esteve em Durban, em África do Sul Pedro Cunha

A nova equipa que estará à frente da Inspecção-Geral do Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território foi oficialmente nomeada esta quinta-feira, com um profissional ligado a um grande escritório de advogados como inspector-geral. Os despachos foram publicados hoje em Diário da República.

 

A inspecção-geral estava sem ninguém ao seu comando desde a demissão, em Dezembro, do anterior inspector, Pedro Portugal, que saiu por divergências com a ministra Assunção Cristas. Duas das três então sub-inspectoras também se demitiram juntamente com Pedro Portugal.

Para substituí-lo, Assunção Cristas convidou Pedro Duro, advogado da Sérvulo & Associados, onde estava desde 2008. Pedro Duro foi contemporâneo de Cristas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde ambos licenciaram-se em 1997.

A ministra também nomeou, como sub-inspectores, Hugo Carolino, que já trabalhara na Inspecção-Geral de Finanças e foi adjunto de secretários de Estado nos governos de Durão Barroso (2002-2004) e Santana Lopes (2004-2005), e Nuno Banza, que nos últimos três anos foi vereador na Câmara Municipal do Barreiro, com o pelouro do ambiente.

Lisdália Portas, que já era sub-inspectora, permanece no cargo.

As mudanças seguem-se a um período de alguma turbulência na inspecção-geral, desde a fusão das inspecções do ambiente e da agricultura, que antes estavam em ministérios diferentes. O anterior inspector-geral, Pedro Portugal, tinha ideias estratégicas para aquele organismo – como a de reforçar a fiscalização de contravenções ambientais, com a ajuda dos cidadãos – que entraram em choque com as expectativas do sector da agricultura e com a própria ministra. 

Sugerir correcção
Comentar