Consulta mundial convoca portugueses a opinarem sobre as alterações climáticas

Iniciativa terá lugar este sábado, em Lisboa, e em mais cem cidades de todo o mundo.

Foto
Conferência no final do ano em Paris vai definir próximos passos na luta contra o aquecimento global PETER ANDREWS/REUTERS

Quer dar a sua opinião sobre como combater as alterações climáticas? Se sim, poderá fazê-lo numa consulta mundial realizada pelas Nações Unidas e pelo governo francês no próximo sábado, dia 6 de Junho. A ONU quer ouvir dez mil pessoas em 100 países diferentes, incluindo Portugal.

Por cá a iniciativa terá lugar no Instituto de Ciências Sociais, em Lisboa, ao longo de todo o dia de sábado. As inscrições estão abertas e, até à terça-feira passada, havia ainda 30 lugares disponíveis. Qualquer cidadão, excepto membros de partidos políticos, poderá participar. “A ideia não é ouvir especialistas, mas sim cidadãos de diferentes regiões, idades e experiências de vida”, explica o texto que anuncia a iniciativa.

A consulta faz parte da preparação da próxima conferência climática das Nações Unidas, entre 30 de Novembro e 11 de Dezembro em Paris, da qual deverá sair um novo tratado para conter o aquecimento global.

A ideia da ONU e do governo francês – o anfitrião da conferência – é promover um debate mundial, num único dia, sobre as políticas climáticas e energéticas, as suas metas e as suas medidas. Os cidadãos serão convidados a exprimir a sua opinião através de 30 perguntas concretas em torno do tema.

Os resultados serão publicados em tempo real, enquanto a iniciativa decorrer nos diferentes países. Também serão enviados aos participantes da conferência climática de Paris – que estão reunidos em Bona até 11 de Junho, numa nova ronda negocial prévia –, às instituições europeias, autoridades locais e sociedade civil. “Este debate é um importante contributo para a democracia global e também nacional”, refere o anúncio da iniciativa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários