Conhecidas as cinco cidades candidatas ao título de Capital Verde da Europa

Essen, na Alemanha, Liubliana, na Eslovénia, Nimega, na Holanda, Oslo, na Noruega, e Umeå, na Suécia, foram as seleccionadas entre 12 concorrentes.

Foto
Oslo é uma das candidatas

As cinco cidades finalistas candidatas ao prémio de Capital Verde da Europa 2016 foram anunciadas nesta quinta-feira pela Comissão Europeia. Essen, na Alemanha, Liubliana, na Eslovénia, Nimega, na Holanda, Oslo, na Noruega, e Umeå, na Suécia, foram as seleccionadas entre 12 concorrentes.

A distinção de Capital Verde da Europa é atribuída todos os anos pela Comissão Europeia. A grande diferença nesta edição é que foram autorizadas candidaturas de cidades com mais de 100 mil habitantes, quando antes era exigido que tivessem pelo menos 200 mil.

As cinco finalistas foram escolhidas por um grupo de peritos que tiveram em consideração vários critérios como os transportes nestas cidades, a forma como se adaptam e tentam reduzir os efeitos das alterações climáticas, a qualidade do ar e os níveis de ruído. As zonas verdes, a natureza e biodiversidade, a gestão de resíduos e da água, a eficiência energética, a inovação ecológica e o emprego sustentável são outros dos factores contabilizados.

Agora, as cidades seleccionadas terão de apresentar ao júri, em Copenhaga, a actual Capital Verde, mais especificações sobre a sua candidatura e a visão e comunicação que têm e que modelos sugerem para outros locais. No dia 24 de Junho será anunciada a vencedora.

“Esta pré-selecção apresenta uma grande diversidade, com grandes e pequenas cidades competindo entre si para obterem o título de Capital Verde da Europa 2016. É encorajador constatar a qualidade destas candidaturas, todas elas associando autoridades locais e cidadãos na melhoria do ambiente urbano e na promoção do desenvolvimento sustentável”, disse, num comunicado, o comissário europeu do Ambiente, Janez Potocnik.

“A sociedade europeia é hoje essencialmente urbana, com mais de dois terços dos europeus a residirem em vilas e cidades. Muitos dos problemas ambientais que a nossa sociedade enfrenta têm origem nas zonas urbanas, mas são também essas zonas que congregam o empenho e a inovação necessários para os resolver”, acrescenta a Comissão Europeia na mesma nota.

Desde 2010, primeiro ano em que foi feita a distinção, já seis cidades receberam o título. A primeira foi Estocolmo, em 2010, seguida de Hamburgo em 2011, Vitoria-Gasteiz em 2012 e Nantes em 2013. O título agora está nas mãos de Copenhaga e em 2015 passa para Bristol.

Sugerir correcção
Comentar