Cientistas anunciam a existência de mais leões na Etiópia

Descoberta considerada importante numa altura em que a população destes felinos em África caiu drasticamente.

Foto
O famoso leão da Abissínia ZACHARIAS ABUBEKE/AFP

Cientistas confirmaram pela primeira vez a existência de leões numa região remota do Noroeste da Etiópia, uma descoberta feliz num contexto de declínio alarmante da população de leões no continente africano.

A presença de leões foi comprovada no Parque Nacional de Alatash, no Noroeste da Etiópia, junto à fronteira com o Sudão, numa missão científica dirigida por Hans Bauer, anunciou nesta segunda-feira a fundação Born Free, especializada na protecção da fauna.

A equipa de Hans Bauer comprovou igualmente a existência de leões do lado sudanês, no parque de Dinder, e estima que nos dois parques haja entre 100 e 200 leões.

“Os leões estão claramente presentes no Parque Nacional de Alatash e no parque de Diner. A presença de leões só agora foi confirmada em reuniões a nível nacional e internacional”, diz Hans Bauer, citado no comunicado da Born Free.

Além de numerosas pegadas, a presença de leões foi confirmada pelos cientistas graças a imagens capturadas por câmaras com sensores de movimento, que foram espalhadas pelo parque etíope.

“Numa altura em que o número de leões tem descido drasticamente no continente africano, esta descoberta é muito importante”, congratula-se a fundação Born Free.

Dos cerca de 20 mil leões que existem em África, quase metade corre o risco de desaparecer daqui a 20 anos, segundo um estudo publicado em Outubro do ano passado pela revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os investigadores estimam que em meados do século XX existiam dez vezes mais leões – cerca de 200 mil.

A Etiópia abriga, por outro lado, cerca de mil leões da Abissínia, reconhecíveis pela juba preta.

Cantado por Bob Marley e Serge Gainsbourg em referência ao “leão de Judá”, o imperador Haïlé Sélassié, o leão da Abissínia simboliza a dinastia dos reis na Etiópia.

Sugerir correcção
Comentar