Chuvas em Lisboa em Setembro batem recorde dos últimos 80 anos

Balanço feito pela meteorologia mostra que precipitação foi oito vezes superior ao valor normal nalguns pontos do país.

Foto
Setembro foi um mês "extremamente chuvoso" Renato Cruz Santos

Nas últimas oito décadas, nunca choveu tanto em Lisboa em Setembro como este ano. Foi o que todos sentiram: um mês quente e “extremamente chuvoso”, com recordes também batidos noutros pontos próximos de Lisboa e no Alentejo, segundo o balanço feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Lisboa, a chuva acumulada ao longo de Setembro chegou a 147 milímetros (ou litros por metro quadrado). Este valor é superior ao do mês em que mais chove na capital do país, que é Dezembro, com uma média de 122 milímetros. O recorde anterior para Setembro era de 1999, com 121 milímetros.

Em Alcácer do Sal choveu ainda mais: 159 milímetros. Também foram batidos recordes em Setúbal, Barreiro, Évora e Santarém.

Durante praticamente todo o mês, o país esteve sob um chapéu de baixas pressões – ou seja, mau tempo. Mas duas situações particulares contribuíram para molhar e deprimir parte do país, com um fim de Verão em que se viu mais chuva do que sol.

Entre os dias 12 e 23, segundo o IPMA, uma coluna de baixas pressões estacionou a oeste da Península Ibérica, quando a temperatura do mar ainda estava relativamente elevada, trazendo assim ar quente e chuvas praticamente tropicais para o país.


Imagens de satélite, meados de Setembro (Fonte: IPMA)


Aninhado neste período, ocorreu o segundo episódio: chuvas fortes e concentradas, dia 22 de Setembro, que apanharam sobretudo Lisboa no seu calcanhar de Aquiles – a deficiente drenagem de águas pluviais – causando o caos na cidade.


Imagens de radar do mau tempo de 22 de Setembro (Fonte: IPMA)

No país como um todo, o saldo final foi mesmo molhado. A precipitação acumulada foi de 113 milímetros, quase três vezes o valor normal para Setembro, que é de 42 milímetros. Nalguns pontos do país, segundo o IPMA, choveu oito vezes mais do que a média. Foi o quinto Setembro mais chuvoso desde 1931, depois de 1949, 1932, 1965 e 1999.

Foi também um mês quente, fruto sobretudo das temperaturas mínimas, que estiveram 1,04oC acima da média. As máximas ficaram praticamente no nível normal para o mês.

Sugerir correcção
Comentar