China aprova barragem mais alta do mundo

Empreendimento irá produzir electricidade e permitir a construção de mais aproveitamentos hidroeléctricos.

Foto
Infografia: PÚBLICO

As autoridades ambientais da China deram luz verde à construção da barragem mais alta do país e do mundo, apesar de reconhecer possíveis danos para a fauna e flora.

A barragem de Shuangjiangkou, na região de Sichuan, no Centro do país, terá 314 metros de altura, produzindo electricidade e regulando os caudais de água do rio Dadu, onde outros empreendimento hidroeléctricos estão previstos.

Segundo uma nota do Ministério do Ambiente chinês, citada pela agência Reuters, a avaliação de impacte ambiental do projecto está concluída e reconhece que o projecto terá efeitos negativos sobre plantas e peixes raros que existem na região. Reservas naturais serão também inundadas.

Apesar da altura da barragem, a albufeira que será criada não será tão grande. A sua capacidade de armazenamento de água corresponderá a três quartos do volume do Alqueva, em Portugal, e a apenas 8% do da barragem das Três Gargantas, também na China e que é o maior empreendimento hidroeléctrico do mundo.

As obras preliminares da barragem de Shuangjiangkou já tiveram início em 2008. A construção do paredão deverá, agora, estender-se por dez anos, custando o equivalente a 3,1 mil milhões de euros.

A barragem mais alta do mundo neste momento é a de Nurek, no Tajiquistão, com um paredão de 300 metros de altura.

A China está a investir forte na produção hidroeléctrica, num esforço para reduzir a dependência energética dos combustíveis fósseis, especialmente o carvão. As fontes não-fósseis de energia, que representavam 9,4% do bolo energético, deverão subir para 15% até 2020.
 
 

Sugerir correcção
Comentar