Activistas do Greenpeace acusados de pirataria na Rússia

Pelo menos 14 militantes que protestavam contra exploração de petróleo no Árctico podem ser presos por 15 anos.

A brasileira Ana Paula Alminhana Maciel, no tribunal de Murmansk
Fotogaleria
A brasileira Ana Paula Alminhana Maciel, no tribunal de Murmansk Greenpeace
Fotogaleria
Agentes de segurança russas abordaram o navio da Greenpeace a partir de um helicóptero Greenpeace
Fotogaleria
Os trinta activistas e tripulantes a bordo foram detidos Greenpeace
Fotogaleria
A Greenpeace protestava contra a exploração de petróleo no Árctico Greenpeace
Fotogaleria
Ministério Público acusou de pirataria pelo menos cinco activistas Greenpeace

Pelo menos 14 militantes da organização ambientalista internacional Greenpeace foram acusados de pirataria pelas autoridades russas e podem ser condenados a uma pena máxima de 15 anos de prisão.

No princípio da manhã (hora de Lisboa) desta quarta-feira, a Greenpeace anunciou, num comunicado, que dois activistas tinham sido formalmente acusados pelo Ministério Público – a brasileira Ana Paula Alminhana e o fotógrafo britânico Kieron Bryan. Ao final da tarde, já eram 14 os acusados.

Trinta activistas da organização foram detidos há duas semanas, durante um protesto contra a exploração de petróleo no Árctico. Os militantes tentaram escalar uma plataforma da empresa petrolífera Gazprom, num protesto semelhante a muitos outros levados a cabo pela organização ao longo da sua história. O seu navio Arctic Sunrise acabou por ser tomado por agentes especiais russos, a partir de um helicóptero.

O Presidente russo Vladmir Puttin já se pronunciara sobre o caso, dizendo que os militantes não eram piratas, mas tinham violado as leis internacionais. O Ministério Público, porém, acabou por prosseguir com a acusação de pirataria.

“Uma acusação de pirataria está a ser aplicada a homens e mulheres cujo único crime é ter consciência”, disse o director-executivo da organização, Kumi Naidoo, no comunicado. “Esta é a ameaça mais séria ao activismo ambiental pacífico da Greenpeace desde que agentes do serviço secreto francês fizeram explodir uma bomba no Rainbow Warrior e mataram o nosso colega Fernando Pereira, porque protestávamos contra os testes nucleares franceses no Pacífico”, acrescentou, referindo-se a um episódio ocorrido em 1985 com outro navio da Greenpeace. Fernando Pereira era português, naturalizado holandês.

Fotos divulgadas pela Greenpeace mostram o momento em que o Arctic Sunrise é tomado por agentes de segurança russos e, posteriormente, os detidos presentes a um tribunal em Murmansk, em jaulas. O tribunal tinha já decretado a prisão preventiva dos activistas por dois meses.

Notícia actualizada às 18h44: número de acusados subiu de cinco para 14.

Sugerir correcção
Comentar