Wolfgang Schäuble defende direito de veto de Bruxelas a orçamentos nacionais

Declarações feitas numa entrevista a uma revista alemã.

Foto
Para o ministro alemão, seria um sinal de compromisso Joshua Roberts/REuters

O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, defendeu o direito de veto de Bruxelas aos orçamentos nacionais que desrespeitem as regras europeias.

"O comissário dos Assuntos Económicos deve ter direito de veto sobre os orçamentos que infrinjam os critérios europeus de estabilidade", argumentou o ministro, numa entrevista publicada na revista Focus.

Segundo Wolfgang Schäuble, os dirigentes europeus podem chegar a acordo sobre essa matéria na cimeira de Dezembro. "Seria um sinal forte de que queremos, de facto, respeitar os compromissos comuns", frisou.

Na opinião do ministro alemão, isso "não afecta a competência de cada país quanto ao orçamento".

"Os parlamentos dos países em causa podem sempre decidir se cortam a despesa, aumentam os impostos ou adoptam outras reformas", insistiu.

As declarações do ministro alemão ocorrem numa altura em que a Comissão Europeia se prepara para emitir na próxima sexta-feira os pareceres sobre os projectos orçamentais dos Estados-membros para 2015.

Na sequência dos pareceres da Comissão sobre os projectos orçamentais para o próximo ano, os ministros das Finanças da zona euro terão uma reunião extraordinária do Eurogrupo, provavelmente na próxima segunda-feira, 1 de Dezembro, para discutir a questão.

Sugerir correcção
Comentar