Warren Buffett tem 85 mil milhões de dólares livres para investir

Atenções dos mercados viradas para o que irá fazer o bilionário norte-americano.

Foto
Opções de Warren Buffet influenciam os mercados internacionais há várias décadas Reuters/JIM URQUHART

Apesar de ter registado no terceiro trimestre deste ano uma queda de 24% nos seus lucros, o bilionário norte-americano Warren Buffett tem nas suas mãos cerca de 84,8 mil milhões de dólares (cerca de 76 mil milhões de euros) disponíveis para investir, um valor equivalente a mais de um terço do PIB anual português.

As contas da Berkshire Hathaway, o conglomerado detido por Buffett através do qual gere há meio século participações em diversas empresas, revelaram esta sexta-feira um resultado líquido no terceiro trimestre de 2016 de 7,2 mil milhões de dólares (cerca de 6,4 mil milhões de euros). Este valor é 24% mais baixo do que os 9,4 mil milhões de dólares registado no mesmo período do ano anterior.

Ainda assim, apesar deste desempenho menos positivo, o número que mais atenção está a gerar nos mercados é aquele que mostra a enorme disponibilidade de meios de que Buffett neste momento dispõe.

O grupo detido pelo bilionário de 86 anos apresenta no final de Setembro um valor de liquidez financeira (dinheiro que não está investido em nenhuma empresa e que pode ser imediatamente utilizado) que ascende aos 84,8 mil milhões de dólares. A subida na liquidez é explicada em parte pela venda de parte da participação na empresa de produtos alimentares Wrigley e compensa o facto de a Berkshire Hathaway ter investido 32,1 mil milhões de dólares na compra da Precision Castparts, uma fabricante de componentes para aeronáutica.

O que poderá vir a fazer Buffett a todo este dinheiro? Esta é uma das perguntas que mais pessoas fazem nos mercados, tentando adivinhar de que forma é que, mais uma vez, o investidor norte-americano irá ajudar a definir as apostas que são feitas na alocação de capital.

Warren Buffett construiu com a Berkshire Hathaway um grupo que detém cerca de 90 empresas dos mais variados sectores, para além de contar com participações bastante importantes em bancos, seguradoras e gigantes como a Apple ou a Coca-Cola.

Buffett já afirmou no passado que pretende manter sempre uma almofada financeira contra imprevistos de cerca de 20 mil milhões de dólares e acredita-se que uma parte da liquidez disponível poderá ser usada para comprar acções próprias, reforçando o valor da Berkshire Hathaway no mercado. No entanto, com tanto dinheiro nas mãos, o certo é que, mais do que nunca, Buffett e as suas habituais previsões sobre as tendências económicas e financeiras vão ser ouvidos com mais atenção do que nunca nos mercados.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários