Wall Street fecha com sétimo recorde consecutivo do Dow Jones

O encerramento da bolsa nova-iorquina em alta deveu-se aos bons indicadores económicos e à vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas.

Foto
AFP/MARIO TAMA

A bolsa nova-iorquina fechou esta terça-feira em alta, com os investidores a aproveitarem bons indicadores económicos e esperançados no plano de relançamento orçamental depois da eleição de Donald Trump para a Presidência dos EUA.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average fixou um novo recorde, pela sétima sessão consecutiva, ao progredir 0,29% (54,37 pontos), para as 18.923,06 unidades, e o Nasdaq 1,10% (57,23), para as 5.275,62. O índice alargado S&P 500 ganhou 0,75%, para os 2.180,39 pontos.

"Tudo isto é devido às boas notícias económicas do dia, bem como à vitória de Donald Trump", explicou Peter Cardillo, economista-chefe da First Standard Financial.

O principal indicador do dia foi o das vendas do comércio retalhista, que aceleraram 0,8% em Outubro, o que foi considerado de bom augúrio, uma vez que o consumo é o principal pilar da economia dos EUA.

"A solidez do mês de Outubro mostra que os consumidores ignoraram a forte incerteza política ligada à eleição presidencial e à subida dos preços dos combustíveis nas 'bombas'", estimou Chris G. Christopher, da IHS Global Insight, numa nota de análise, onde antecipava um bom mês de Novembro graças às promoções de fim de ano.

Os preços dos produtos importados nos EUA também aumentaram, bem como a actividade industrial na região de Nova Iorque, considerada como um barómetro do resto do país, que regressou a terreno positivo em Novembro, segundo o índice Empire State publicado pelo banco regional da Reserva Federal em Nova Iorque.

Esta salva de indicadores norte-americanos, superiores às expectativas dos analistas, manteve o movimento de subida ligado à eleição do presidente dos EUA.

Ao contrário das sessões precedentes, o Nasdaq aproveitou mais desta perspectiva de relançamento orçamental e de redução da regulamentação que o Dow Jones, que orem já tinha tido uma valorização forte.

As empresas petrolíferas, como a Chevron, que valorizou 2,22%, e a ExxonMobil, que subiu 1,81%, beneficiaram de uma subida dos preços do petróleo.

Sugerir correcção
Comentar