Volkswagen chega a acordo com fornecedores

Fábricas afectadas vão retomar a produção de carros gradualmente.

Foto
Diferendo afectou seis das 10 fábricas na Alemanha FABIAN BIMMER/REUTERS

Depois de 20 horas de negociações, a Volkswagen anunciou, nesta terça-feira de manhã, que chegou a acordo com dois dos seus fornecedores, pondo fim a um diferendo que se arrastava há vários dias.

O acordo agora alcançado põe fim a um braço-de-ferro que interrompeu o abastecimento de componentes às fábricas do construtor de automóveis alemão, pondo em causa cerca de 28 mil trabalhadores de seis das 10 unidades de produção da Volkswagen situadas na Alemanha.

A empresa anunciou que o problema foi ultrapassado e que chegou a acordo com a CarTrim, que fabrica assentos para carros, e com a ES Automobilguss que fornece peças para motores. Ambas as empresas exigiam ser compensados pelas receitas de “dezenas de milhões de euros” que perderam com a interrupção inesperada do abastecimento à Volkswagen.

De acordo com a Reuters, os dois fornecedores confirmaram o acordo alcançado.

A Volkswagen garante que os dois fornecedores se comprometeram a retomar as entregas de componentes o mais depressa possível e que as fábricas vão retomar gradualmente a produção.

No sábado, a construtora automóvel tinha mesmo interrompido a produção do modelo Golf na unidade de Wolfsburgo (Norte da Alemanha) por causa do conflito. A Autoeuropa, em Portugal, não foi afectada pelo diferendo.

 

Sugerir correcção
Comentar