Vítor Gaspar recusa adiar cortes na despesa do Estado

Ministro das Finanças adiantou, à saída do Ecofin, que os cortes devem avançar para garantir “sustentabilidade das finanças públicas”.

Foto
Ministro das Finanças explicou que não há ainda uma decisão sobre uma extensão às metas do défice Nuno Ferreira Santos

Questionado na terça-feira, à saída do encontro entre os ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), Vítor Gaspar sublinhou que é importante garantir que “o esforço de ajustamento contratualizado é cumprido”, não deixando espaço para um eventual alargamento nos prazos da aplicação do corte de 4000 milhões de euros na despesa do Estado.

De acordo com o Diário Económico, que questionou directamente o ministro das Finanças sobre a possibilidade de os cortes na despesa se diluírem para além de 2014, Vítor Gaspar explicou que têm de ser “garantidas as condições de sustentabilidade das finanças públicas a médio prazo”.

O Governo defende que o corte de 4000 milhões de euros na despesa do Estado aconteça até ao final de 2014. No entanto, o CDS terá expressado a vontade de diluir a apelidada reforma do Estado por um período mais longo.

Mas, considerando as declarações de terça-feira do ministro das Finanças, não haverá mais tempo para o ajustamento na despesa.

Vítor Gaspar afirmou ainda que é necessário haver “controlo da despesa pública”, uma dimensão do ajustamento que não está dependente de estabilizadores automáticos, como o caso do défice orçamental, por exemplo.

Sobre a possibilidade de extensão de um ano para o cumprimento da redução do défice, Vítor Gaspar esclareceu que esse foi um tema que não foi discutido na reunião dos ministros da zona euro (Eurogrupo) de segunda-feira, ou no Ecofin de terça-feira.

No entanto, o ministro das Finanças adiantou que foram discutidas “as implicações para a evolução dos procedimentos por défices excessivos”. Nesse sentido, citado pelo Diário Económico, Vítor Gaspar explicou apenas que a Comissão Europeia coloca a ênfase nos “indicadores estruturais de crescimento”.   

Na reunião de terça-feira do Ecofin, os ministros das Finanças da União Europeia apoiaram Portugal e Irlanda no pedido de alargamento dos prazos de reembolso de empréstimos europeus. Mas a decisão final está agora entregue à troika, que deve decidir os novos prazos e o modelo de extensão dos empréstimos, não havendo os líderes europeus chegado a qualquer tipo de compromisso.

Vítor Gaspar rejeitou também de lado a possibilidade de a maturidade dos empréstimos se prolongar por um prazo de 15 anos, como tinha sido avançado pelo ministro das Finanças irlandês.
 

Sugerir correcção
Comentar