Vistos gold representaram investimento de 21 milhões em Setembro

Foram entregues 37 autorizações de residência, 36 das quais por via da compra de imóvel.

Foto
O investimento em imóveis associado a vistos gold atingiu 20 milhões de euros em Setembro Público

O número de vistos gold atribuídos em Setembro ascendeu a 37, mais dois do que em agosto, num investimento de 21,1 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Segundo os dados disponibilizados pelo SEF na sua página electrónica, foram atribuídas 37 Autorizações de Residência para a actividade de Investimento (ARI) no mês passado, 36 por via do requisito da aquisição de bens imóveis e um por transferência de capital, totalizando 21.107.956,1 euros.

Em Agosto, tinham sido atribuídos 35 vistos gold no montante de 21,6 milhões de euros.

O investimento em compra de bens imóveis totalizou os 20,1 milhões de euros, enquanto a transferência de capital ascendeu a um milhão de euros, em Setembro.

Desde o início do ano, foram atribuídos 480 vistos dourados. Em 2014, o número de vistos gold atribuídos ascendeu a 1.526 e em 2013 foram 494.

Desde 08 de Outubro de 2012, altura em que a medida foi aplicada, até final do mês passado, foram atribuídos 2.502 vistos dourados.

Em termos acumulados, o investimento total no final de Setembro era de 1.517 milhões de euros, dos quais 1.370 milhões de euros em compra de bens imóveis e 146,6 milhões de euros em transferência de capital.

Desde que a medida está em vigor, foram atribuídos 2.368 vistos por via da compra de bens imóveis e 131 por transferência de capital, enquanto o requisito da criação de, pelo menos, 10 postos de trabalho, mantém-se nos três vistos concedidos.

Por nacionalidades, os chineses continuam a liderar, com um 1.996 vistos gold concedidos. Em Setembro foram atribuídos 27 vistos gold a cidadãos daquele país.

O Brasil totalizava 92 ARI atribuídos no final do mês passado, mais três que em agosto, com a Rússia a manter 86 vistos atribuídos.

No mês em análise foram atribuídos quatro vistos a cidadãos sul-africanos, totalizando 67, e um ARI a um libanês (total de 39).

No que respeita autorizações de residência a familiares reagrupados, foram atribuídos em Setembro 64 vistos, para um total de 857 desde o início do ano.

Desde 2013, foram concedidas 3.828 autorizações de residência a familiares reagrupados.

A 23 de Fevereiro deste ano, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, apresentou as novas alterações de atribuição dos vistos gold, que alargam o investimento de estrangeiros a áreas como a reabilitação urbana ou ciência, entre outras, as quais foram publicadas em Diário da República (DR) a 30 de Junho.

No entanto, o SEF suspendeu o processo de atribuição de vistos gold a 01 de Julho por falta de enquadramento legal entre o anterior e o novo regime.

A 16 de Julho, o Governo aprovou o decreto regulamentar que executa as alterações. As novas medidas entraram em vigor a 03 de Setembro, um dia depois do decreto regulamentar ter sido público em DR.

As alterações à atribuição dos vistos gold surgiram depois da investigação policial 'Operação Labirinto', em Novembro do ano passado, que levou à prisão preventiva de cinco de 11 arguidos por alegada corrupção, num processo que culminou na demissão do ministro da Administração Interna do cargo.

 

 

Sugerir correcção
Comentar