Vice-provedor da Santa Casa deixa cargo

Fernando Paes Afonso tinha a tutela dos jogos sociais e colocou o lugar à disposição na sequência da mudança de Governo

Foto
Fernando Paes Afonso tinha o pelouro dos jogos sociais Daniel Rocha

Fernando Paes Afonso, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com o pelouro dos jogos sociais, colocou o cargo à disposição e a sua demissão foi aceite pelo actual Governo.

“São assim as regras do jogo. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é tutelada pelo Estado e, por isso, o meu lugar estará sempre à disposição”, disse ao PÚBLICO, confirmando a notícia avançada pelo Observador.

Fernando Paes Afonso esteve na SCML entre 2002 e 2005 e, mais tarde, entre Setembro de 2011 e o dia de hoje, 28 de Janeiro.

“Desejo sinceramente que o departamento de jogos e a SCML continuem a prosseguir os fins que lhes foram determinados pelo Estado”, disse.

Paes Afonso acompanhou o lançamento do Euromilhões e foi durante o seu mandato que foi lançado o Placard, jogo de apostas desportivas que, nas últimas semanas tem centrado atenções por estar a atrair jogadores menores de idade. Os jogos sociais da Santa casa atingiram, em 2015, o melhor resultado de sempre, com receitas brutas de 2212 milhões de euros, 800 milhões dos quais entregues ao Estado.

Pedro Santana Lopes, provedor da SCML, mantém-se no cargo, confirmou fonte da instituição. “Da parte do Governo não houve qualquer discriminação política em nenhum dos membros da administração da SCML. Não houve qualquer questão colocada pelo governo relativa à confiança política dos membros da mesa. A correcção do Governo foi total. Foi tudo tratado segundo regras das boa educação institucional entre o provedor da SCML, o primeiro ministro e o ministro da tutela", disse a mesma fonte.

Sugerir correcção
Comentar