Venezuela assina acordos com Portugal em diversos sectores

A Venezuela assinou nesta terça-feira acordos nas áreas das infra-estruturas, habitação, agro-alimentar e sector automóvel com diversas empresas portuguesas.

Foto
Acordos entre Portugal e a Venezuela valem vários milhões de euros Reuters

A assinatura decorreu no final da 8ª comissão mista de acompanhamento bilateral, cujos trabalhos foram iniciados em 20 de Maio último, em Caracas, e esta tarde concluídos no Centro Cultural de Belém, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Republica Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, e o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

A sinalização de vias terrestres, a construção de uma auto-estrada, trabalhos em portos e molhes e a construção de 12 mil pré-fabricados são algumas das principais obras esta tarde assinadas entre a delegação venezuelana liderada por Maduro e empresas portuguesas.

Foi também subscrita uma carta de compromisso para o abastecimento de quatro mil toneladas de pernil congelado e assinada uma cata de compromisso na transformação do sector automóvel. Por fim, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e as autoridades de Caracas assinaram um reajustamento do acordo para a construção, entretanto iniciada, de dois asfalteiros há muito encomendados.

Já entre o Estado da Venezuela e o Estado português foram assinados programas de trabalho na área do turismo e da cooperação cultural, e um memorando de entendimento no domínio do desporto.

“As relações políticas [entre os dois países] são excelentes e têm por base a confiança”, destacou o primeiro-ministro português.

“Trabalha-se com base no respeito”, concordou o presidente da Venezuela: “O Presidente Chávez sonhou, em 2008, com uma relação estreita e forte com Portugal”, sublinhou Nicolás Maduro.

Sugerir correcção
Comentar