Vendas de carros caíram perto de 6% em Maio

Recuperação do sector no arranque do ano não foi acompanhada nos dois últimos meses. Em Maio, as vendas voltaram a deslizar.

O mercado automóvel está há quase dois anos e meio em contracção Rui Farinha

As vendas de automóveis ligeiros de passageiros nos primeiros cinco meses do ano ficaram abaixo das 43 mil unidades, menos de metade dos carros comercializados até à mesma altura em 2010, o último ano em que o mercado automóvel esteve a crescer em Portugal. De Janeiro a Maio, as vendas desceram 0,8% na comparação homóloga, com um recuo mais forte, de 5,7% no último mês, segundo as estatísticas divulgadas nesta segunda-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Em Maio, foram comercializados dez mil carros novos, um patamar de vendas a que o sector não assistia desde Junho do ano passado. O mercado está a cair há quase dois anos e meio, enfrentando uma descida nas vendas em todos os segmentos, dos comerciais ligeiros aos veículos pesados.

Observados isoladamente, as estatísticas mostram que o mercado praticamente estagnou no conjunto dos cinco primeiros meses. Mas os números comparam com os de um ano de forte diminuição nas vendas, resultando de uma recuperação em Fevereiro que não foi acompanhada a partir daí (o sector caiu 0,3% em Março, 4,4% em Abril e 5,7% no mês seguinte).

Na leitura destes dados, alerta a ACAP, é ainda preciso ter em conta o facto de não estarem processadas, por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, todas as matrículas “pedidas pelas marcas” a 30 de Maio, já com o Imposto sobre Veículos liquidado.

A Renault, que partilha com Volkswagen a liderança do mercado, vendeu menos 13,9% em Maio face ao mesmo mês do ano passado, acumulando em 2013 uma quebra de 8,1%, para as 4299 unidades. Já a Volkswagen praticamente estagnou em Maio, com um crescimento anémico de 0,1%, mas regista uma subida de 1,3% nos cinco primeiros meses do ano, para 4265 ligeiros de passageiros.

A Peugeot desceu 4,9% no último mês (e 0,1% até Maio, com 3737 carros vendidos), enquanto a quarta marca mais vendida, a BMW, caiu 21,2% em Maio, mas acumula um crescimento de 10,9% nos cinco primeiros meses (3070 unidades). A Mercedes cresceu 35,3% nas vendas no último mês (e 31,1% até Maio, com 2907 carros vendidos).
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues