Venda de ligeiros de passageiros cresce 9,7% em Julho

É o mês com a subida mais baixa desde que o sector iniciou a recuperação.

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As vendas continuam a crescer Adriano Miranda

As vendas de automóveis ligeiros de passageiros cresceram 9,7% em Julho, por comparação com o mesmo mês do ano passado. Apesar da evolução positiva, este foi o mês com o crescimento homólogo mais baixo desde que, em Junho de 2013, a procura se animou e o sector começou a afastar-se de uma quebra profunda. Desde aquela altura, os crescimentos mensais homólogos tinham sido sempre superiores a dois dígitos e frequentemente acima da fasquia dos 30%.

Foram vendidos no mês passado 15.548 ligeiros de passageiros (em Junho, tinham sido vendidos 21.063), segundo os dados publicados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Este valor eleva o total dos primeiros sete meses deste ano para 116.200 veículos, o que significa um crescimento de 29,2% face ao mesmo período do ano passado. 

Em termos de unidades vendidas, este ano continua a ser o melhor para o sector desde 2010, quando os primeiros sete meses totalizaram 135.513 ligeiros de passageiros. A queda, que atirou o sector para números de meados da década de 1980, começou em Janeiro de 2011, com a economia a dar sinais de problemas e meses antes do pedido de empréstimo internacional. O regresso ao crescimento só aconteceria dois anos e meio depois. O bom desempenho de 2015 assenta nos consumidores particulares e também nas empresas de aluguer de automóveis, que reforçaram as frotas para responder à procura suscitada pelo turismo.

Já as restantes categorias de automóveis, de que são vendidas muito menos unidades, tiveram ritmos de crescimento superiores ao dos ligeiros de passageiros. A procura por veículos comerciais ligeiros subiu 15,7%, para 2538 unidades. Os pesados, por seu lado, subiram 34,5%, para 312 veículos. No total, o mercado automóvel registou 18.398 unidades vendidas no mês passado, mais 10,9% do que em Julho de 2014.

Nos ligeiros de passageiros, a Renault chega a Julho a liderar o mercado, com uma quota de 11,5%, correspondente a 13.406 automóveis. Porém, o ritmo de crescimento de 25% é inferior ao da concorrência, segundo os dados da ACAP. A Volkswagen, que ocupa o segundo lugar, tem uma quota de 9,7%, tendo registado uma subida de 32% em relação a 2014. Muito próxima surge a Peugeot, com uma fatia de 9,6% do mercado que se traduz num crescimento de 41,2%. Em quarto e quinto lugar, com quotas de 7%, estão a Mercedes e a BMW. Nos comerciais ligeiros, é líder a Renault, seguida da Peugeot e da Citröen.

No segmento mais luxuoso, os números revelam que em Julho foram vendidos cinco Maserati, dois Ferrari, um Lamborghini, um Aston Martin e um Bentley. 

 

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