Venda de carros novos na Europa regressa a valores de 1990

Grécia lidera a queda das vendas. Portugal aumentou mas ligeiramente e partindo de uma base já de si muito baixa.

Foto
Nos primeiros oito meses do ano foram vendidos em Portugal 146928 automóveis. Manuel Roberto

As vendas de carros novos na Europa caíram 8,7% em Janeiro, para 885.159 unidades, o valor mais baixo desde que a Associação de Construtores Europeus (ACEA) realiza estatísticas, ou seja, desde 1990.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira pela ACEA, Portugal deixou de se o país com a maior queda nas vendas, mantendo-se a Grécia a liderar as descidas, com uma quebra de 34,5%, sendo que em Portugal houve um aumento ligeiro de carros matriculados (0,7%), mas este aumento surge a partir de uma base já de si muito baixa.

Olhando para os cinco maiores mercados, apenas o Reino Unido (+11,5%) cresceu, enquanto que a Alemanha (-8,6%), França (-15,1%), Itália (-17,6%) e Espanha (-9,6%) obtiveram quedas nas vendas.

Em termos absolutos, a Alemanha continua a ser o maior mercado com 192.090 novas matrículas, seguido do Reino Unido, França, Itália e Espanha.

Em termos de marcas, destaque para o grupo Jaguar Land Rover, que obteve um crescimento de 20,6%, contrariando a tendência geral. Além disso, os grupos BMW (6,4%) e Daimler (3,7%), detentora da Mercedes e da Smart, foram também dos únicos a crescer nas vendas a nível europeu, a par da sul coreana Kia (7,7%).

O líder, grupo Volkswagen, viu as suas matrículas novas caírem 8,5%, enquanto que a PSA Peugeot Citroen caiu 16,1% e a Renault 6,1%.

Sugerir correcção
Comentar