Venda de activos nos EUA vale 556 milhões de euros à EDP Renováveis

Operação permite à empresa superar meta de rotação de activos dois anos antes do previsto.

Foto
A carteira de activos é composta por sete parques eólicos nos Estados Unidos Rui Gaudêncio

A EDP Renováveis vendeu uma participação minoritária num portfólio de activos eólicos nos Estados Unidos, encaixando assim 590 milhões de dólares (556 milhões de euros).

Esta operação foi comunicada nesta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) pela empresa, esclarecendo que, com esta transacção, a EDP Renováveis totaliza 800 milhões de euros com o programa de rotação de activos estabelecido para o período entre 2014 e 2017.

Neste programa estava definida uma meta de 700 milhões de euros a encaixar até 2017, o que significa que a venda desta carteira de activos eólicos nos EUA permite à empresa ultrapassar o valor dois anos antes do previsto.

A comunicação à CMVM informa que, agora, a EDPR “poderá investir adicionalmente na sua estratégia de crescimento baseado no desenvolvimento de projectos competitivos com visibilidade a longo prazo”.

O consórcio de investidores liderado pela Axium Infrastructure, uma companhia canadiana, comprou à empresa liderada por Manso Neto uma participação minoritária de 340 MW num portfólio cuja capacidade de produção totaliza 1.002 MW, sendo composto por  sete parques eólicos, dos quais 0,6 GW em operação desde 2008 e 0,4 GW com o início de operações previsto para 2015.

Depois de iniciar a sessão em terreno positivo, a meio da manhã a cotação da EDP Renováveis em bolsa registava ganhos de 2,12% para 6,512 euros. 

Sugerir correcção
Comentar