Valor médio de avaliação bancária aumentou em Junho pelo segundo mês consecutivo

Comparação face a Junho do ano passado continua negativa.

Foto
O efeito é sentido sobretudo no Algarve

O valor médio de avaliação bancária do total do país fixou-se em Junho em 1006 euros por metro quadrado, registando um aumento de 1,1%, que corresponde a 11 euros face a Maio, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados nesta sexta-feira.

A avaliação feita para efeitos de concessão de crédito à habitação subiu pelo segundo mês consecutivo, recuperando o valor acima dos mil euros. A variação homóloga continua, no entanto, negativa, em 0,8%. Em Maio, a queda foi de 0,1%.

As áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto registaram aumentos mensais de 1,4% e de 1,1% face a Maio, respectivamente, fixando-se em 1198 euros e 941 euros por metro quadrado. A região de Lisboa, com valor médio de avaliação de 1198 euros, foi a que mais influenciou o aumento do total do país.

O valor médio de avaliação dos apartamentos apresentou, em Junho, um aumento de 1,7% relativamente ao observado no mês anterior, para 1048 euros por metro quadrado, reflectindo acréscimos registados na maioria das regiões NUTS II. Em termos homólogos, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos no total do país diminuiu 0,3%.

O valor médio de avaliação bancária das moradias para o total do país fixou-se em 934 euros por metro quadrado, traduzindo um aumento de seis euros comparativamente com o valor observado em Maio. A variação homóloga neste segmento diminuiu 1,5% em Junho, em resultado das diminuições homólogas registadas em todas as regiões.

Sugerir correcção
Comentar