Valor dos concursos públicos caiu 30% em Janeiro

Empreitadas a concurso totalizaram 78 milhões de euros.

Foto
valor concursado “é o mais baixo dos últimos cinco anosalor concursado “é o mais baixo dos últimos cinco anos.

Um registo “extremamente negativo”. É assim que a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) apresenta o valor dos concursos de obras públicas abertos em Janeiro, que recuou 30% em termos homólogos, para 78 milhões de euros

O valor concursado “é o mais baixo dos últimos cinco anos", destaca a associação sectorial, no barómetro de Janeiro, publicado nesta segunda-feira.

De acordo com a associação, os ajustes directos de empreitadas de obras públicas celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas situaram-se nos 21,5 milhões de euros, cerca de metade do valor registado no mês anterior e apenas 9% acima do mínimo histórico verificado em Janeiro de 2014.

Ao longo do último ano, foram celebrados mensalmente 34,8 milhões de euros em contratos de obras públicas resultantes de ajustes directos, valor que se situa 13,3 milhões de euros acima do apurado no mês passado.

No que se refere aos contratos celebrados ao abrigo de concursos públicos, o volume total reportado no Observatório situou-se, em Janeiro, em 41,3 milhões de euros, o que representa uma quebra de 31%, face a igual mês de 2014.

Em termos globais, o volume total de contratos celebrados e reportados no Observatório das Obras Públicas foi de 64,5 milhões de euros, representando uma queda de 26% face a Janeiro de 2014.

Os cinco maiores concursos públicos foram realizados pela Águas do Algarve (15,4 milhões de euros), Estadas de Portugal (14,7 milhões de euros), Águas do Porto (5,9 milhões), Município de Guimarães (3,6 milhões) e o Município de Estremoz (2,6 milhões).

Sugerir correcção
Comentar