Valor da avaliação bancária aumentou pelo segundo mês consecutivo, após três anos em queda

Avaliação média em Fevereiro fixou-se em 1001 euros por metro quadrado, caindo nove euros face a Janeiro

Foto
Avaliação dos imóveis reforça sinais de inversão. Joana Camões

O valor médio de avaliação bancária em Portugal, para fins de crédito à habitação, fixou-se em Fevereiro em 1001 euros por metro quadrado, o que representa, em termos homólogos, um aumento de 0,3%. A tendência de recuperação face ao mesmo período do ano passado verifica-se pelo segundo mês consecutivo e contraria uma tendência negativa iniciada há três anos.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, esta terça-feira, mostram que a variação mensal continua negativa, diminuindo nove euros face a Janeiro (1010 euros por metro quadrado).

Nas áreas metropolitanas, a variação em cadeia foi negativa no caso de Lisboa, em 2,2%, e positiva no Porto (0,4%). Os valores de avaliação registados nestas áreas situaram-se em 1187 euros e em 936 euros, respectivamente.

Com excepção da região do Alentejo, cujo valor se manteve idêntico ao apresentado em Janeiro (890 euros), e da Região Autónoma dos Açores, que registou um aumento de 12 euros, para um valor de 956 euros, todas as regiões apresentaram valores médios de avaliação inferiores aos observados no primeiro mês do ano. A região de Lisboa, com valor médio de avaliação de 1187 euros por metro quadrado, registou a diminuição mais acentuada do valor de avaliação, 27 euros por metro quadrado.

Face a Janeiro, as avaliações que são feitas pelos bancos no âmbito da compra habitação com recurso a crédito revelam um decréscimo, de 13 euros por metro quadrado, no valor médio dos apartamentos, atenuado pelo aumento de dois euros do valor médio das moradias.

Em comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos no total do país diminuiu 0,1%. Já a avaliação das moradias aumentou 1,2% em Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar