Vallis Sustainable tem 25 milhões para aquisição de PME nacionais até 2016

Depois da compra dos chocolates Imperial, o fundo de investimento prepara mais duas compras até ao final do ano.

Foto
Depois da Imperial, fundo da Vallis Capital Partner volta às compras. Adriana Carneiro

O fundo de investimento Vallis Sustainable, que acaba de adquirir a marca de chocolates Imperial ao grupo RAR, tem 25 milhões de euros disponíveis para novas aquisições até 2016.

Especializado na aquisição de empresas "de elevado potencial", o fundo tem em preparação a aquisição de mais dois negócios, ainda este ano, envolvendo empresas portuguesas, disse ao PÚBLICO Eduardo Rocha, um dos sócios fundadores da Vallis Capital Partner, empresa especializada em private equity (gestão de fundos privados).

A Vallis Capital Partner possui actualmente dois fundos de investimento distintos, um especializado na aquisição de empresas de elevado potencial, Vallis Sustainable, e outro de reestruturação de empresas em dificuldades financeiras, o Fundo de Consolidação para o Sector da Construção.

Eduardo Rocha, que integra a comissão executiva Vallis Capital Partner, não adianta em que áreas se situam as novas aquisições, remetendo essa informação para quando os negócios estiverem integralmente fechados. O responsável limita-se a dizer que “existem boas perspectivas de investimento".

Para além da aquisição da Imperial, o fundo de desenvolvimento Vallis Sustainable, especializados na compra de PME em Portugal e em Espanha, passou a controlar a totalidade do capital da cadeia de clínicas dentárias 32 Senses.

A entrada nesta empresa iniciou-se em finais de 2013, assumindo uma participação inicial de 40%, através de um aumento de capital. A operação de concentração da 32 Senses, agora comunicada à Autoridade da Concorrência (AC), permite a saída integral da Inter-risco, sociedade de capital de risco que detinha a totalidade do capital até há pouco tempo.

A 32 Senses SGPS, cujo conselho de administração é liderado por Rui Rio, ex-presidente da Camara do Porto, detém 47 clínicas que se dedicam à actividade de prestação de serviços médicos, paramédicos e de enfermagem de medicina dentária/estomatologia. A presidência executiva é ocupada por Oscar Salamanca.

A aquisição destas clínicas foi realizada pela Inter-risco, mas a estratégia a partir de agora privilegiará a criação de clínicas de raiz, adiantou Eduardo Rocha.

O Vallis Sustainable Investments, sociedade de direito luxemburguês, tem um valor global de 75 milhões de euros, e está especializado em investir em PME com um volume de negócios entre os 25 milhões de euros e os 75 milhões de euros e preferencialmente em sectores de bens transaccionáveis, com uma clara vertente exportadora.

Para além dos chocolates e da 32 Senses, este fundo detém a Hubel Agrícola, especializada na produção de frutos vermelhos, e a CGC Genetics, na área da genética médica.

O segundo fundo da Vallis Capital Partner, especializado em reestruturação de empresas do universo da construção, tem activos sob gestão no valor de 450 milhões de euros. O universo de empresas que integra este fundo, reunidas no Grupo Elevo, incluem a Edifer, a MonteAdriano, a Hagen e a Eusébios, a Tecnasol, a Edimetal, e Ecovisão.

Sugerir correcção
Comentar