Universidade de Évora em projecto para reduzir custos energéticos de cooperativas europeias

Foto
Pedro Cunha

A Universidade de Évora integra um projecto europeu, já aprovado, que vai procurar reduzir os custos energéticos de quatro organizações cooperativas de Portugal, Espanha, França e Itália, através de procedimentos inovadores.

O projecto, segundo a universidade alentejana, intitula-se TESLA (Transfering Energy Save Laid on Agroindustry  - Transferência de Poupança Energética para a Agroindústria).

Esta iniciativa, que vai ter uma duração de três anos e arranca agora, foi uma das 54 aprovadas no concurso do programa «Energia Inteligente - Europa», que contou com 424 propostas.

Além da Universidade de Évora (UÉ), o projecto envolve a Universidade Politécnica de Madrid, a Agência Nacional Italiana para a Tecnologia, Energia e Desenvolvimento Sustentável, a Fundação CIRCE e o Centro Tecnológico Francês TECALIMAN.

Do lado dos beneficiários, a iniciativa vai incidir sobre as organizações Cooperativas Agroalimentarias de Espanha, Coop de França, Confagri de Portugal e Legacoop Agro de Itália, abrangendo directamente 100 cooperativas dos quatro países.

Segundo a UÉ, que participa através do Grupo de Investigação Água, Sol e Clima do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), o objectivo é contribuir para reduzir os custos energéticos destas organizações e seus associados.

Essa mesma redução vai procurar atingir-se mediante o desenvolvimento de “procedimentos inovadores” que permitam “poupanças reais imediatas”, referiu a academia alentejana.

O projecto contempla também a formação em auditoria energética de técnicos das quatro organizações, que vai ser aplicada em cooperativas francesas, espanholas, italianas e portuguesas dos sectores de alimentação animal, frutas e hortícolas, produção de azeite e vinho.

Com o TESLA, “pretende-se envolver as empresas fornecedoras de equipamentos para a indústria alimentar, por forma a facilitar a aplicação das tecnologias”, realçou ainda a UÉ.

Para tal, vão ser promovidos cerca de 20 workshops em outras tantas regiões europeias para “aproximar os fabricantes e fornecedores de equipamentos, as agro-indústrias e os participantes do projecto”.

Facilitar a disponibilização do conhecimento adquirido a todos os interessados, produzindo manuais técnicos para gestores das empresas agro-industriais e manuais de boas práticas para projectos de engenharia em instalações do sector agro-alimentar, é outro dos objectivos.

Sugerir correcção
Comentar