Um cravo estilizado na moeda comemorativa do 25 de Abril

Banco de Portugal pode emitir 500 mil moedas comemorativas de dois euros.

Dois dias antes da celebração dos 40 anos do 25 de Abril, o Banco de Portugal vai colocar em circulação uma moeda comemorativa da revolução de 1974, anunciou nesta terça-feira a instituição liderada por Carlos Costa.

A moeda será a de dois euros e terá cunhado, na face nacional, um cravo estilizado com a palavra “Portugal” e uma inscrição do escudo nacional. Para além das habituais 12 estrelas que representam a União Europeia, em destaque surgem a legenda “25 de Abril” e uma referência à data dos 40 anos da passagem para a democracia.

O limite para a emissão de moedas foi fixado em 500 mil.

A distribuição das moedas será feita através das instituições de crédito e do Banco de Portugal. No entanto, as moedas de colecção só podem ser compradas aos balcões de tesouraria do banco central.

Desde Julho de 2012, os países da área do euro estão autorizados a emitir, uma vez por ano, até duas moedas comemorativas, sempre com o valor facial de dois euros. Os elementos e as propriedades da moeda, assim como a face comum, mantêm-se iguais aos das moedas de dois euros normais; a diferença está no desenho comemorativo, explica o Banco Central Europeu no seu site.

Em Outubro, será lançada outra moeda comemorativa, mas para assinalar o ano internacional da agricultura familiar.

Sugerir correcção
Comentar