UGT quer aumento do salário mínimo para valor "à volta" de 522 euros

Proposta vai ao encontro do valor apresentado por António Costa, líder do PS, no ano passado.

Foto
Carlos Silva, líder da CGTP

O secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), Carlos Silva, disse nesta quinta-feira que a confederação sindical vai propor, em Setembro, a subida do salário mínimo nacional para um valor "à volta" de 522 euros no próximo ano.

Em declarações à Lusa, à margem de uma visita a Barcelos, Carlos Silva sublinhou que a proposta da UGT andará "sempre à volta dos valores preconizados pelo secretário-geral do Partido Socialista".

"Ele [António Costa] preconizou 522 euros, talvez a UGT proponha um bocadinho mais. Iremos analisar, mas será à volta disso", referiu.

Carlos Silva disse ainda que não irá propor "valores exorbitantes", para evitar que os empresários recusem, conduzindo a uma discussão estéril, sem "resultados nenhuns".

"Importa partirmos de um número que, por um lado, não afugente a possibilidade de atingir um acordo e, ao mesmo tempo, dê aos trabalhadores com menores rendimentos a possibilidade de verificarem que há um novo aumento para 2016", acrescentou.

A 1 de Outubro de 2014, o salário mínimo nacional passou dos 485 euros para os 505 euros, depois de estar congelado desde 2011.

O aumento, que vigorará até final de 2015, abrangeu cerca de meio milhão de trabalhadores e decorreu na sequência de um acordo estabelecido entre o Governo, as confederações patronais e a UGT, deixando de fora a CGTP, que considerou insuficiente o valor de 505 euros.

Sugerir correcção
Comentar