UE dá aval final ajuda de 1800 milhões de euros à Ucrânia

Parlamento Europeu já tinha aprovado financiamento em Março.

Foto
Verba divide-se em duas parcelas de empréstimos a médio prazo REUTERS/Vincent Kessler

O Conselho da União Europeia aprovou nesta quarta-feira uma ajuda financeira adicional de 1800 milhões de euros para a Ucrânia, atingida por uma recessão profunda e pelos efeitos do conflito com os separatistas russos no leste do país.

O aval dos Estados-membros é a etapa final, depois de o Parlamento Europeu ter já aprovado o financiamento no dia 25 de Março, da verba que se divide em duas parcelas de empréstimos a médio prazo, uma de 1200 milhões de euros a entregar ainda este ano e outra de 600 milhões em 2016.

O novo programa – o terceiro desde 2010 – de assistência macrofinanceira destina-se a ajudar a Ucrânia a ultrapassar os desafios que o país enfrenta, como a fragilidade da balança de pagamentos e a situação orçamental.

Também se pretende dar um contributo para que o novo Governo reforce o país e enfrente os desafios económicos e políticos.
Para o desembolso da ajuda, a Ucrânia terá de continuar a aplicar o actual programa do Fundo Monetário Internacional (FMI) e executar as políticas económicas e financeiras que a Comissão Europeia e o governo ucraniano estabeleceram no memorando de entendimento.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários