Turistas passaram menos tempo nos hotéis na Páscoa deste ano

Receita média por turista situou-se nos 87 euros.

Foto
Lisboa foi a cidade que registou uma maior taxa de ocupação (80,25%). José Fernandes

A estadia média por turista diminuiu 3,24% na Páscoa de 2014, quando comparada com igual período do ano anterior. No entanto, as taxas de ocupação e o rendimento por quarto aumentaram.

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Tourism Monitor da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o tempo que os turistas permaneceram nos hotéis portugueses durante a Páscoa de 2014 caiu 3,24% para os 1,79 dias. Segundo Cristina Siza Vieira, presidente da direcção executiva da AHP, esta redução deve-se principalmente ao facto de haver “uma maior contenção por parte dos turistas, que optam por ficar menos tempo nos hotéis”.

Apesar da queda registada na estadia média por turista, os restantes indicadores revelaram uma tendência positiva em relação à Páscoa do ano passado. A taxa de ocupação por quarto aumentou 15,24 pontos percentuais quando comparada com 2013, atingindo os 65,28%. O preço médio por quarto ocupado também sofreu um aumento de 13,16%, fixando-se nos 64,13 euros. Já no que diz respeito ao RevPar (preço médio por quarto disponível), situou-se nos 41,86 euros, o que se traduz num aumento de 47,65% comparativamente ao período homólogo.

Em média, na Páscoa deste ano, a receita média por turista nos hotéis situou-se nos 87 euros, mantendo assim um valor semelhante ao registado em 2013. Pelo contrário, a receita total por quarto disponível aumentou 41,36% em relação ao período homólogo, fixando-se nos 61,96 euros.

Para Cristina Siza Vieira “os resultados obtidos vieram confirmar as expectativas dos hoteleiros”. A presidente executiva da AHP considera que a Páscoa “continua a ser um período forte para a hotelaria”.

A Alemanha, o Reino Unido e a Espanha foram os principais mercados emissores na Páscoa deste ano. Comparativamente com a época festiva do ano passado, o mercado interno registou um aumento de 29,29%, representando em Abril de 2014 37,73% do total. Um indicador que confirma a tendência de recuperação que se tem verificado desde o final do ano passado junto dos turistas portugueses.  

Ainda de acordo com os dados divulgados pela AHP, Lisboa foi a cidade que registou a maior taxa de ocupação (80,25%), bem como o preço médio por quarto disponível mais elevado (65,5 euros). Depois da capital segue-se a Madeira e o grande Porto. No que diz respeito à taxa de ocupação, estas duas cidades registaram 76,88% e 67,10% respectivamente. O preço médio por quarto disponível situou-se nos 50,38 euros no caso do arquipélago e nos 36,87 euros na invicta. Os destinos que obtiveram resultados menos positivos foram as Beiras (48,38%) e o Minho (41,87%).

Texto editado por Raquel Almeida Correia

 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar