“Turismo tem sido fundamental na recuperação económica do país”, diz Poiares Maduro

Ministro presente no jantar debate sobre "Portugal 20/20 - Desafios para o Turismo Interno".

Foto
Poiares Maduro esteve no International Club of Portugal Miguel Manso

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, apontou nesta quinta-feira o turismo como um dos sectores que tem tido um papel fundamental na recuperação económica do país, considerando primordial potenciar o desafio da competitividade.

"O turismo tem sido um instrumento e um sector da actividade económica que tem tido um papel fundamental na recuperação económica do país e, sobretudo, na correcção dos desequilíbrios externos, que ao longo de muitos anos, diria mesmo muitas décadas, tem sido responsável por graves desequilíbrios na nossa economia e no nosso pais", alegou.

À entrada para o jantar debate sobre "Portugal 20/20 - Desafios para o Turismo Interno", que decorre hoje em Viseu, Poiares Maduro realçou o contributo do turismo na transformação da economia nacional.

"O turismo contribuiu muito para a transformação da economia portuguesa, que os empresários portugueses têm conseguido fazer. Nesse contexto, o acordo de parceria, o ciclo de fundos europeus Portugal 20/20 que vamos ter nos próximos anos é fundamental para ajudar a potenciar, a promover ainda mais, essa capacidade de transformação da nossa economia numa economia que seja competitiva a nível internacional", referiu.

Na sua opinião, vencer o desafio da competitividade é fundamental para trazer crescimento económico e inverter a estagnação económica registada ao longo da última década.

"Começámos a inverter esse processo o ano passado e voltamos, finalmente, a convergir com a Europa. Temos uma economia que começa a ter novamente agentes externos e é isso que temos de potenciar e aprofundar", acrescentou.

O representante do Governo sublinhou que o desafio da competitividade tem de estar assente no território, partindo daquilo que nos diferencia enquanto país.

"E aí o turismo é uma das actividades em que mais podemos potenciar aquilo que são os recursos do território: as nossas paisagens naturais, património histórico, a forma até como os portugueses sabem prestar serviços, acolher as pessoas", apontou.

Aos jornalistas disse ainda que, nos últimos três anos, o sector do turismo cresceu sete por cento ao nível da exportação de serviços.

"Começámos também a ter recentemente uma recuperação do turismo interno e isso são elementos muito importantes, fundamentais para sustentar a recuperação económica que o país tem vindo a fazer", concluiu.

O jantar debate sobre "Portugal 20/20 - Desafios para o Turismo Interno" foi o mote de abertura da iniciativa "Vê Portugal - 1.º Fórum de Turismo Interno", que decorre em Viseu até sexta-feira.

Organizado pelo Turismo Centro de Portugal, o 1.º Fórum de Turismo Interno tem por objectivo promover o debate e a necessária articulação entre Governo, instituições públicas e privadas no que respeita ao mercado interno.

 

 

Sugerir correcção
Comentar