Troca de acções da Semapa por títulos da Portucel em curso até 24 de Julho

Operação visa reforçar o free float da Portucel em bolsa.

Foto
traca de acções entre a Se4mapa e Portucel mais perto da concretização.

A operação de troca de acções da Semapa por títulos da Portucel está em curso até 24 de Julho, depois desta ter sido registada na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na passada sexta-feira, anunciou esta segunda-feira a empresa.

"Esta a decorrer até ao próximo dia 24 de Julho a operação de aquisição pela Semapa de acções próprias, entregando em contrapartida acções da Portucel por si detidas com um rácio de troca de 3,40 acções da Portucel" por cada título da empresa, refere em comunicado.

O período da oferta terá uma duração de três semanas entre os dias 6 e 24 de Julho.

"A operação proposta considera a troca de acções Semapa por Portucel, a líder europeia em termos de capacidade de produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos e o terceiro maior exportador nacional com exportações para 123 países", adianta.

A administração da Semapa deliberou que, enquanto accionista maioritário da Portucel, "tem a intenção de propor a distribuição de dividendos de aproximadamente 400 milhões de euros nos próximos anos, traduzindo um dividend yeld [margem de lucro do dividendo] anual bruto de cerca de 6,9% [valor calculado com referência à cotação das acções da Portucel na data de publicação do anúncio preliminar da operação] e um dividendo por acção de 0,279 euros".

A Portucel tem um programa de expansão e internacionalização em curso, nomeadamente em Moçambique e nos Estados Unidos da América, com novas actividades (produção de tissue e de pellets para energia).

"Acresce que esta operação contribuirá para o reforço da posição da Portucel no mercado de capitais, procurando a substituição de uma actual situação de free float [capital disperso em bolsa] reduzido, tanto na Semapa como na Portucel, por uma nova realidade com uma muito maior liquidez ao nível da Portucel e com as inerentes vantagens para todos os accionistas da Portucel", adianta.

"Caso a accionista maioritária venha a deter mais de 90% da Semapa pode deliberar a perda da qualidade de sociedade aberta, aplicando-se nesse caso mecanismos legais que obrigam à aquisição das acções aos accionistas interessados em vender", refere.

"Pode também a Sodim forçar a aquisição das acções remanescentes depois de perder a qualidade de sociedade aberta, ou antes disso, directamente, se atingir o controlo de 95,44% (antes da redução do capital)", conclui

A 23 de Junho, os accionistas da Semapa aprovaram, em assembleia-geral extraordinária, a operação, com votos favoráveis correspondentes a 98,6% do capital presente ou representado.

Sugerir correcção
Comentar