Tripulantes da White Airways em greve pela falta de pagamento de ajudas de custo

Paralisação convocada pelo sindicato arrancou à meia-noite e termina a 20 de Julho e poderá afectar 25 voos.

Foto
Greve arrancou à meia noite e termina no domingo Miguel Manso

Os tripulantes de cabine da White Airways fazem greve, entre esta sexta-feira e domingo, dia 20 de Julho, em protesto contra a falta de pagamento de ajudas de custo. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) avisa que a paralisação “poderá afectar 25 voos”.

Já durante a tarde, fonte oficial da transportadora assegurou, em resposta por email a questões enviadas pelo PÚBLICO, que "a White Airways tinha 28 voos programados" nesta sexta-feira que "foram, na sua totalidade, realizados sem qualquer registo de atraso ou outra irregularidade".

Em comunicado, o SNPVAC esclarece que a greve arrancou à meia-noite e foi convocada “após múltiplas tentativas infrutíferas de negociação com a administração da empresa para que fosse efectuado os pagamentos das retribuições em atraso aos tripulantes”. Cerca de 80 trabalhadores ainda aguardam pelo pagamento de ajudas de custo dos meses de Maio, Junho e Julho que, por lei, são pagas em antecipação, refere o sindicato.

Rui Luís, presidente do SNPVAC, adianta que os ordenados em atraso foram pagos a 7 de Julho, mas “ainda há muito em dívida porque as ajudas de custo têm um peso de duas ou mais vezes do ordenado”.

As negociações com a administração da White Airways não chegaram a bom porto e o sindicato acusa a empresa de ter formado 38 estagiários para substituir os grevistas.

De acordo com a informação disponível no site da transportadora aérea, a White faz parte do grupo OMNI Aviação desde 2006 e, em 2012, obteve a licença para operar voos de lugares podendo, assim, vender viagens ao público em geral. Voa no mercado charter, em parceria com operadores turísticos, agências de viagens ou outras empresas como a TAP.

 

 

Sugerir correcção
Comentar