Trabalho não declarado representa 19,4% do PIB

Portugal supera a média europeia. Autoridade para as Condições do Trabalho, lança campanha nacional contra este fenómeno.

Foto
Campanha pretende estimular legalização do trabalho não declarado Diana Quintela/Arquivo

O trabalho não declarado em Portugal representa 19,4% do PIB, valor acima da média europeia, que ronda os 18,4%. Os dados, de um relatório do Eurofound, são recordados pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) que se prepara para lançar uma campanha de sensibilização contra este fenómeno.

A ACT recorda outro estudo de 2011 que “identifica a dificuldade em determinar a dimensão do trabalho não declarado em Portugal”. Na altura o peso no PIB foi estimado em 22%.

Nos seus estudos, os investigadores Óscar Afonso e Nuno Gonçalves, do Observatório de Economia e Gestão da Fraude, estimam que em 2012, a economia não registada em Portugal valeria 44 mil milhões de euros.

A Campanha Nacional Contra o Trabalho não Declarado, “fenómeno económico e social particularmente preocupante na Europa e no nosso País”, é apresentada oficialmente amanhã.

A abordagem prevista para a Campanha, coordenada pela ACT durante todo o ano de 2014, assenta numa estratégia integrada que visa mobilizar os agentes económicos a transitarem do trabalho não declarado para a esfera regular, por via da consciencialização das vantagens do cumprimento da legalidade”, explica a autoridade. A intenção é envolver empresas e sindicatos nesta campanha. 

Sugerir correcção
Comentar