Trabalhadores dos aeroportos da Prosegur e Securitas em greve

Paralisação está marcada para os dias 27, 28, 29 de Dezembro.

Foto
Em Agosto, greve dos seguranças provocou perturbações Miguel Manso

Os trabalhadores dos aeroportos das empresas Prosegur e Securitas vão fazer greve em 27, 28 e 29 de Dezembro por ainda não haver acordo sobre o novo contrato colectivo de trabalho, disse o coordenador do Sitava à Lusa.

Segundo Fernando Henriques, a greve já foi mesmo ratificada em plenário pelos trabalhadores associados do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA).

Os trabalhadores dos aeroportos das empresas de segurança Prosegur e Securitas querem que o novo contrato colectivo garanta um aumento salarial para os próximos dois anos, além de melhoria das condições de trabalho, tempos de trabalho, segurança e saúde.

Em Novembro, a Associação de Empresas de Segurança (AES) tinha dito à Lusa que tem sido feito "um esforço brutal para chegar a acordo", acusando o Sitava de querer "introduzir mudanças significativas que têm que ser paulatinas".

Os trabalhadores das empresas Prosegur e Securitas são quem assegura o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores do aeroporto, pelo que uma greve poderá ter impacto no tráfego aeroportuário, sobretudo durante esta época festiva.

Em Agosto os trabalhadores da Prosegur e da Securitas já tinham feito uma greve que causou perturbação nos aeroportos e levou as companhias aéreas a pedirem aos passageiros que chegassem com muita antecedência aos aeroportos.

Sugerir correcção
Comentar