Trabalhadores de bingo em Almada fazem greve por salários em atraso

Sindicato diz que ordenados estão a ser pagos em parcelas, situação que se arrasta há um ano.

Foto
Bingos têm perdido clientes Rui Gaudêncio

Os cerca de 25 trabalhadores do Bingo do Ginásio Clube do Sul em Almada estão em greve nesta quarta-feira devido a atrasos no pagamento dos salários, problema que se arrasta há um ano, diz o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústria de Alimentação Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab).

À porta do bingo, os funcionários gritam: “Queremos os nossos salários!”. António Barbosa, dirigente do Sintab, garante que a empresa não está a pagar aos trabalhadores a tempo e horas, “situação insustentável para os trabalhadores e suas famílias”. “Esta situação arrasta-se há um ano, os subsídios são pagos, mas a prestações. A administração diz que a empresa Pefaco vai ficar com o bingo e pagar tudo o que está para trás, mas há seis meses que os trabalhadores ouvem isto e nada se passa”, afirma. O PÚBLICO tentou, sem sucesso, obter esclarecimentos junto da direcção do bingo de Almada.

Esta sala chegou a ter 70 trabalhadores (de acordo com o Sintab) e é uma das nove que a Pefaco quer explorar em Portugal. O negócio já foi autorizado pela Autoridade da Concorrência, mas ainda não recebeu o aval do Governo. A empresa tem sede em Espanha e operações em países como o Congo, Costa do Marfim ou Ruanda. No total, quer passar a gerir as salas de jogo do Bingo de Coimbra, Almada, Nazaré, Olhão, Setúbal, Odivelas, Belenenses, Benfica e Boavista.

António Barbosa diz que os bingos continuam a ter clientes, mas há menos dinheiro a entrar. “Sabemos que o país em geral está numa situação complicada e estas empresas vivem das pessoas comuns que usam este tipo de diversão. A população está sem dinheiro e é mais complicado”, diz.

De acordo com os dados mais recentes da Associação Portuguesa de Bingos, em 2014 as vendas das 16 salas a operar em território nacional atingiram os 46 milhões de euros, um aumento de 3% em comparação com 2013. A entrada de novos prémios (como o Prémio Acumulado de Linha ou o Prémio Sala) ajudou a facturação a crescer. Contudo, há seis anos, os bingos vendiam 85 milhões de euros.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários