A Toyota anunciou na quarta-feira que havia chegado a acordo com a justiça norte-americana para o pagamento de cerca de 830 milhões de euros em indemnizações no âmbito do processo em que era acusada de falhas de segurança nos veículos comercializados nos EUA.
Este valor será repartido entre indeminizações directas aos proprietários dos veículos e actualizações nos sistemas de segurança que se podem estender até 16 milhões de carros da construtora japonesa. A empresa japonesa terá ainda que pagar uma multa ao estado da California.
As primeiras queixas aconteceram em 2009, mas o processo encontra-se nos tribunais há apenas dois anos, escreve o Financial Times. Os proprietários dos veículos da terceira maior construtora automóvel do mundo queixavam-se de problemas com a aceleração súbita e involuntária dos automóveis.
Para além das indeminizações directas e das actualizações nos sistemas de segurança, a Toyota compromete-se ainda a estender as garantias no conjunto dos 16 milhões de veículos que podem ter sido afectados pelas mesmas falhas de sistema.

Comentar