Toshiba adia publicação de resultados devido a novo problema na contabilidade

É a segunda vez que a empresa atrasa apresentação dos resultados depois de conhecida a manipulação nas contas.

Foto
O novo presidente da Toshiba, Masashi Muromachi, na conferência de imprensa desta segunda-feira. REUTERS / Yuya Shino

A Toshiba anunciou o adiamento da apresentação dos resultados de 2015 devido a novos problemas contabilísticos.

A apresentação estava agendada para esta segunda-feira, mas novos problemas na contabilidade fizeram com que a Toshiba atrasasse em uma semana a apresentação dos resultados relativos ao ano fiscal que acabou em Março, remetendo a publicação para dia 7 de Setembro.

Em Julho, a direcção do conglomerado que fabrica desde componentes informáticos a reactores nucleares demitiu-se, na sequência de uma investigação independente ter revelado a maquilhagem das contas em cerca de 1,1 mil milhões de euros.

Citada pela Reuters, a Toshiba informou que o atraso está relacionado com novos problemas, nomeadamente, com uma subsidiária da empresa nos Estados Unidos e com a dificuldade em calcular os lucros antes de impostos. 

Desde Abril que um painel independente de auditores tem vindo a analisar as contas da empresa, levando ao adiamento da apresentação das contas do grupo nipónico pela segunda vez. Nos últimos dois meses, a Toshiba tem vindo a desfazer-se de participações em sectores não prioritários, na tentativa de minimizar as perdas. No final de Julho, os japoneses anunciaram a venda da sua participação na Kone, uma empresa finlandesa de elevadores, por 864 milhões de euros. Já nesta segunda-feira, foi comunicada a alienação das acções da Topcon, num valor estimado entre os 50 e os 60 milhões de ienes (entre 368 e 441,7 milhões de euros).

Depois de ter pedido um adiamento da apresentação, ainda no final de Junho, o prazo de submissão dos resultados às autoridades japonesas acabou nesta segunda-feira. O regulador aceitou o novo alargamento, refere a Reuters.

A investigação - que resultou na demissão da direcção liderada por Hisao Tanaka - concluiu que os resultados da empresa foram mascarados ao longo de quase sete anos, inflacionando os lucros da empresa em cerca de 1,125 mil milhões de euros.

O documento final, citado pela Bloomberg, indiciava que as irregularidades na contabilidade foram “habilmente” escondidas dos observadores externos, e aponta para uma “sistemática” e “deliberada” implementação desta prática.

Já em Agosto, Masashi Muromachi, que até então exercia as funções de presidente interino, foi nomeado presidente da Toshiba. No mesmo dia foi anunciada uma nova administração.

Este é segundo caso mais recente de irregularidades na contabilidade das grandes empresas no Japão, depois de, em 2011, a Olympus ter escondido perdas de perto de 1,57 mil milhões de euros. 

Sugerir correcção
Comentar