Time Warner recusa proposta de compra feita por Rupert Murdoch

Magnata dos media ofereceu 80 mil milhões de dólares mas está disposto a aumentar a oferta.

Foto
O magnata Rupert Murdoch não vai desistir tão cedo da operação Kevin Lamarque/Reuters

A Twenty First Century Fox, do magnata Rupert Murdoch, ofereceu 80 mil milhões de dólares pela Time Warner, que recusou a proposta. A abordagem terá sido feita nas últimas semanas e, a concretizar-se a operação, criaria um gigante dos media.

Em comunicado divulgado no seu site oficial, a Time Warner diz que recusou a oferta de aquisição por não ser “do melhor interesse da empresa e dos seus accionistas”. “O conselho de administração acredita que continuar a executar o seu plano estratégico irá criar maior valor à empresa e aos seus accionistas e é superior a qualquer proposta da Twenty-First Century Fox”, dizia o documento.

Há ainda “risco e incerteza quanto à avaliação das acções” e à possibilidade de a Twenty-First Century Fox conseguir gerir uma corporação com tal dimensão. “Há riscos estratégicos, operacionais e regulatórios de uma fusão com a Twenty-First Century Fox”, continuava o texto, embora a Twenty First garantisse que abdicava da CNN no caso de o negócio se concretizar.

A avançar, a fusão criaria um grupo com canais de televisão como a Fox, TNT ou HBO. As receitas combinadas das suas empresas alcançam os 65 mil milhões de euros, segundo as contas descreve o New York Times.

Apesar de o grupo de Rupert Murdoch garantir que, após a recusa do negócio, não houve qualquer contacto com a Time Warner, as agências Bloomberg e Reuters afirmavam ontem que o magnata australiano não vai desistir do negócio. Por várias razões e, entre elas, a possibilidade de gerar sinergias e cortes de custos.

Para além dos estúdios de cinema 20th Century Fox, Murdoch detém nos Estados Unidos o canal por cabo de notícias Fox News, com uma clara tendência conservadora. Mas apesar dos esforços do grupo, a Fox não consegue descolar do último lugar em audiências entre os grandes canais generalistas.

Reduzir custos seria outro dos objectivos de Murdoch. Cálculos avançados pela agência Reuters apontam para poupanças de mil milhões de dólares caso a fusão avançasse, conseguidos essencialmente à custa de reduções de pessoal e de uma reestruturação das chamadas funções de back-office.

Aresposta da Time Warner é dura nos termos, mas não será certamente suficiente para afastar Murdoch da luta. O magnata, quando avançou para a compra do The Wall Street Journal enfrentou, também, fortes resistências, mas acabou por conseguir contorná-las. Com José Manuel Rocha     

Sugerir correcção
Comentar