Teixeira dos Santos acusa ministra das Finanças de não falar verdade no Parlamento

Ex-ministro do PS afirma que Maria Luís Albuquerque prestou informação falsa à comissão de inquérito aos swaps.

Numa audição que está a decorrer na comissão de inquérito aos swaps, Teixeira dos Santos acusou a actual ministra Finanças de não falar verdade no que diz respeito à passagem de informação sobre os contratos subscritos por empresas públicas.

O ex-ministro das Finanças do PS começou por citar declarações feitas por Maria Luís Albuquerque, ex-secretária de Estado do Tesouro escolhida por Passos Coelho para substituir Vítor Gaspar, no Parlamento a 25 de Junho.

Nessas declarações, a nova ministra das Finanças referiu que “quando este Governo entrou em funções, o problema relativo aos swaps já existia. Apesar disso, na transição de pastas nada foi referido a respeito dessa matéria”, citou Teixeira dos Santos, garantindo que o que “foi dito não é verdade”. O ex-ministro garantiu, uma vez mais, que essa informação foi passada ao actual executivo, nas reuniões ocorridas a 18 e 20 de Junho com Vítor Gaspar.

Mas Teixeira dos Santos acusou ainda Maria Luís Albuquerque de prestar declarações falsas quando afirmou que o actual Governo não subscreveu derivados financeiros. O ex-ministro das Finanças do PS relembrou que “em Março de 2013 a Parpública celebrou quatro contratos swap”, aquando da transferência de um pacote financeiro do consórcio Elos (à qual tinha sido adjudicada a construção do TGV) para a holding que gere as participações do Estado em empresas.

“Há aqui uma série de inverdades e, ao querer-se uma desculpabilização, mancha-se o nome de terceiros, o que não me parece correcto”, disse Teixeira dos Santos, fazendo ainda uma referência a Vítor Gaspar. “Estive em silêncio durante dois anos pelo respeito que procurei ter pelo meu sucessor. O mínimo que posso pedir é que seja recíproco”, sublinhou.

Já a deputada do PS Ana Catarina Mendes afirmou que “estamos perante uma evidência”, acrescentando que “tem sido contada uma mentira ao país para disfarçar uma inércia total do actual Governo em relação a este dossier”. “Houve de facto mentira na comissão de inquérito”, afirmou.

Sugerir correcção
Comentar