TC contraria decisão do Tribunal do Trabalho que anulava cortes salariais na STCP

Motoristas pretendem reaver os montantes das reduções aplicadas desde 2011.

Foto
Cortes decorreram do Orçamento do Estado Fernando Veludo/NFactos

O Tribunal Constitucional decretou que os cortes salariais na função pública são constitucionais, contrariando uma decisão do Tribunal do Trabalho que obrigava a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto a pagar todas as remunerações que descontou desde 2011.

Numa decisão sumária a que a agência Lusa teve acesso, o Tribunal Constitucional (TC) determina o reenvio do processo para a 1.ª secção do Trabalho do Tribunal Judicial da Comarca do Porto, para que reforme a decisão recorrida, em conformidade com o julgamento de não inconstitucionalidade agora proferido.

Em causa estava uma acção intentada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM) contra a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), pedindo a sua condenação ao pagamento dos montantes salariais que cortou aos funcionários desde Janeiro de 2011, na sequência da Lei do Orçamento do Estado.

Em Novembro de 2014, o Tribunal do Trabalho deu razão ao sindicato, considerando que os artigos da Lei do Orçamento do Estado que impõem os cortes são inconstitucionais e condenando a STCP a pagar tudo que tinha descontado.

O Ministério Público e a STCP recorreram da decisão e o TC deu-lhes razão, julgando "não inconstitucionais" os artigos da lei que estipulam os cortes.

Para o sindicato, esta sentença do TC "parece ser um favor político". 

"Nunca o TC poderá ser confundido com uma qualquer ferramenta política e, na opinião do SNM, foi precisamente isso que aconteceu ou, seja, a presente sentença parece ser um favor político", refere o sindicato, em comunicado. A nota argumenta que o TC "teria a obrigação de demonstrar por A+B" por que é que não atendeu aos argumentos da sentença do Tribunal do Trabalho, em vez de se limitar a "reiterar o que já tinha dito" em decisões anteriores.

O sindicato diz ainda que a decisão do TC "traduz a arrogância de quem se acha acima de qualquer crítica e de qualquer erro de julgamento e, por esse motivo, não mostra a humildade de poder reconhecer o seu erro e alterar uma eventual decisão".

 

Sugerir correcção
Comentar