Taxa de inflação de Fevereiro é a segunda menor na Europa

Eurostat avança que a inflação em Portugal esteve nos 0,2% em Fevereiro, só ultrapassada pela Grécia, que registou 0,1%. Números do INE mostram valores ainda mais baixos.

Foto
Números do INE apontam para uma inflação de 0% em Fevereiro Nuno Ferreira Santos

Portugal apresentou a segunda mais baixa taxa de inflação em Fevereiro, apenas ultrapassado pela Grécia, anunciou nesta sexta-feira o Eurostat. A taxa de inflação nacional ficou nos 0,2% em Fevereiro, em comparação com o mesmo mês de 2012.

Este valor fica significativamente abaixo da média da inflação na Zona Euro, que em Fevereiro foi de 1,8%. Já o aumento dos preços na União Europeia foi ligeiramente superior, tendo apresentado uma taxa de inflação de 2%, também em termos homólogos.

Em relação ao mês anterior, a taxa de inflação em Portugal recuou 0,3 pontos em Fevereiro e 3,2 pontos percentuais em termos homólogos.

Apenas a Grécia apresentou um valor mais baixo de evolução dos preços do que Portugal, registando uma inflação de 0,1% em Fevereiro. Os valores mais altos de inflação foram registados na Roménia, onde os preços aumentaram 4,8%, na Estónia, cujo crescimento, em Fevereiro, foi de 4%, e na Holanda, com uma taxa de inflação de 3,2%.

Os resultados divulgados nesta sexta-feira pelo Eurostat registam uma taxa de inflação superior àquela que foi divulgada esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Devido à contracção da actividade económica e do consumo, o INE apresentou uma taxa nula de variação dos preços em Fevereiro, em termos homólogos.

Também a taxa de inflação média, que regista a inflação ao longo dos últimos doze meses, registou em Fevereiro uma redução de 2,5 para 2,3%.

Para além da contracção do consumo, também a redução dos custos nas empresas tem contribuído para uma queda nos preços.

Sugerir correcção
Comentar