Taxa de desemprego na Grécia ultrapassa os 27%

Indicador ultrapassa novo recorde e já é o mais alto desde 2006.

Foto
Desemprego subiu de 25,7% para 27,2% John Kolesidis/Reuters

A taxa de desemprego da Grécia atingiu um novo recorde em Janeiro e situa-se, agora, nos 27,2%. Em Dezembro, era de 25,7%.

Este é o valor mais alto desde 2006, ano em que o instituto oficial de estatística da Grécia começou a divulgar os dados. No país, a braços com duras medidas de austeridade, há 1,34 milhões de pessoas no desemprego.

Estes números surgem depois de, na segunda-feira, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) ter divulgado que, nos últimos seis meses surgiram mais um milhão de desempregados na Europa. As contas mostram que desde a introdução das medidas de austeridade, para tentar travar a crise económica e financeira, mais de 26 milhões de europeus ficaram sem trabalho.

Depois de uma pausa entre 2010 e 2011 o desemprego não parou de aumentar e não dá sinais de abrandamento. Apenas cinco dos 27 Estados-membros da União Europeia registam níveis de emprego mais altos do que antes da crise (Áustria, Alemanha, Hungria, Luxemburgo e Malta).

Pelo contrário, Chipre, Grécia, Portugal e Espanha têm assistido a quebras de mais de três pontos percentuais nos últimos dois anos. De acordo com a OIT, há agora mais 10 milhões de desempregados na Europa do que havia no início da turbulência financeira. Os mais jovens e os menos qualificados são os mais afectados.

 

Sugerir correcção
Comentar