Taxa de desemprego fica nos 12,4% em Junho

Valor é igual ao calculado pelo INE para Maio, que por sua vez foi alvo de uma forte revisão em baixa.

Foto
Desemprego oficial registou tendência decrescente no último ano NUNO ALEXANDRE MENDES

A taxa de desemprego em Portugal manteve-se inalterada em Junho face ao mês anterior, anunciou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), que ao mesmo tempo reviu de forma acentuada em baixa o mesmo indicador para o mês de Maio.

Os dados agora publicados apontam para que a taxa de desemprego (provisória e corrigida do efeito da sazonalidade) se tenha situado nos 12,4% em Junho. Este é o mesmo número calculado para o mês de Maio, o que aponta para a estabilização deste indicador no início do Verão.

De acordo com o INE, havia em Portugal cerca de 615 mil desempregados em Junho (636 mil, quando se faz o ajustamento da sazonalidade), um número praticamente inalterado face a Maio.

No entanto, é preciso ter em conta que o valor do desemprego registado em Maio foi agora fortemente corrigido face à primeira estimativa realizada há cerca de um mês pelo INE. Na altura, o gabinete de estatísticas tinha indicado que a taxa de desemprego tinha crescido de 12,8% em Abril para 13,2% em Maio. Afinal, revela agora o INE, tinha baixado de 12,8% para 12,4%, um resultado bastante mais positivo.

É possível – e mesmo provável tendo em conta o que tem vindo a acontecer no indicador de desemprego mensal desde que começou a ser calculado -  que a taxa relativa a Junho venha ainda a ser sujeita a uma revisão no próximo mês, o momento em que o INE a passa de “provisória” para “definitiva”.

O INE explica que os dados do desemprego mensal agora publicados relativamente a Junho “são provisórios, uma vez que se trata de um trimestre móvel em que para os dois primeiros meses a recolha da informação do Inquérito ao Emprego já foi concluída (Maio e Junho de 2015) e para o terceiro mês foi realizada uma projecção (Julho de 2015) com base em modelos de séries temporais”.

Os dados do desemprego trimestral, referentes ao período de Abril a Junho deste ano serão publicados pelo INE na próxima quarta-feira, 5 de Agosto. No primeiro trimestre do ano, a taxa de desemprego situou-se em 13,7%, mais 0,2 pontos percentuais do que no quarto trimestre de 2014 e menos 1,4 pontos percentuais do que no trimestre homólogo do ano passado.

Tendência decrescente
Depois de ter atingido um máximo de 17,5% em Janeiro de 2013, a taxa de desemprego oficial em Portugal tem vindo a revelar uma tendência decrescente, à medida que a economia regressou igualmente a taxas de crescimento positivas.

Recentemente, o primeiro ministro, com base nos dados de Abril, afirmou que o Governo tinha conseguido criar em Portugal 175 mil novos empregos. Este valor, contudo, não leva em conta a totalidade da legislatura. Apenas diz respeito precisamente ao período situado entre Janeiro de 2013 (quando se atingiu o valor máximo) e Abril de 2015. De fora destas contas fica o período entre Junho de 2011, quando o Governo tomou posse e Janeiro de 2013, quando a tendência de evolução do desemprego foi de forte subida.

Considerando a totalidade da legislatura até agora, verifica-se que a taxa de desemprego em Junho de 2011 e Junho de 2015 (este último, um valor provisório) é praticamente idêntica, sendo respectivamente de 12,3% e 12,4% (valores ajustados da sazonalidade), respectivamente. Em termos absolutos, o número de desempregados passou de 662 mil para 636 mil.

Estes números não levam em conta outros indicadores importantes de stress no mercado de trabalho, como a subida do número de pessoas em idade activa que se sentem desencorajadas e deixaram de procurar emprego e o aumento do número de emigrantes permanentes e temporários. Em ambos os casos, essas pessoas deixaram de contar para a taxa de desemprego portuguesa apesar de não terem conseguido encontrar trabalho em Portugal.

A continuação da descida da taxa de desemprego no futuro, que a coloque próxima dos valores registados em média no período anterior à crise promete ser demorada. Esta semana, o Fundo Monetário Internacional alertou que um processo desse tipo poderia levar duas décadas a ser completado. O próprio Governo, no Programa de Estabilidade entregue em Bruxelas, continua a colocar a taxa de desemprego acima dos 10% em 2019.

Sugerir correcção
Ler 21 comentários