Taxa de desemprego cai para 13,3% em Janeiro

Estimativa do INE dá conta de 683,2 mil desempregados e de um aumento da população empregada.

Foto
Casais inscritos nos centro de emprego aumentam Laura Haanpaa

A taxa de desemprego baixou para 13,3% em Janeiro. A estimativa divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística é inferior à taxa de 13,6% apurada para Dezembro.

No final de Janeiro havia 683,2 mil pessoas desempregadas, menos 10.500 do que no mês anterior. Esta diminuição, nota o INE, “ocorre após o acréscimo verificado em Dezembro de 2014”.

Na comparação com o início de 2014, a taxa de desemprego baixou de 15% para 13,3%, ou seja 1,7 pontos percentuais. A taxa de desemprego dos jovens situou-se em 33,6%, tendo diminuído 0,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior e 1,6 pontos em comparação com Janeiro de 2014.

O ano começou também com boas notícias do lado do emprego. O INE dá conta de 4441,3 mil pessoas que dizem ter trabalho, um aumento de 21.000 face ao final do ano passado. A população empregada aumentou para todos os grupos analisados, tanto nos homens (0,7%) como nas mulheres (0,3%). O mesmo se passou ao nível dos adultos (0,4%) e dos jovens (2,5%). A taxa de emprego situou-se em 56,7%, tendo aumentado 0,3 pontos percentuais em comparação com o nível do mês anterior.

Os dados apresentados têm em conta a população dos 15 aos 74 anos, em linha com as regras do Eurostat, e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade. Sem contar com os efeitos sazonais, a taxa de desemprego em Janeiro foi de 13,6%, tendo diminuído 0,2 pontos.face ao mês anterior e 1,7 pontos relativamente ao ano passado.

O ministro do Emprego e da Segurnaça Social, Pedro Mota, destacou que os dados são "uma boa notícia". "Não é normal haver no início do ano uma diminuição do desemprego. Haver uma redução de 0,3 pontos percentuais é certamente uma boa notícia, em primeira instância, para estas famílias", disse , numa deslocação a Campo Maior.

Citado pela Lusa, o governante, destacou ainda que  os dados apresentados pelo INE reflectem também as reformas que foram lançadas nos últimos anos para "estimular a economia e o emprego".

Desemprego afinal subiu em Dezembro
Como é habitual, o INE apresentou também a revisão dos dados relativos ao mês de Dezembro. A taxa de desemprego foi afinal de 13,6%, ficando acima da estimativa de 13,4% divulgada no início de Janeiro.

Na prática isto significa que  o desemprego afinal aumentou ligeiramente entre Novembro (13,5%) e Dezembro (13,6%), quando as primeiras estimativas apontavam para uma descida ténue (de um ponto percentual) neste período.

O desemprego jovem foi menor do que o estimado, passando de uma taxa de 34,5% na primeira estimativa para 33,8% nos dados agora revistos. Mas neste caso, a tendência de aumento face ao mês anterior manteve-se, embora a uma escala menor.

As estimativas referentes ao último mês (trimestre móvel) têm carácter provisório, alerta o INE, “uma vez que se trata de um trimestre composto por dois meses para os quais a recolha da informação do Inquérito ao Emprego já foi concluída e um mês para o qual foi realizada uma projecção com base em modelos de séries temporais”.

Numa audição na Assembleia da República, a 18 de Fevereiro, a presidente do INE, Alda Carvalho, desvalorizou as revisões que o instituto tem feito nas suas estatísticas mensais do emprego, alertando que é um processo normal e “o preço a pagar por termos informação” mais actual.

Alda Carvalho argumentou que revisões que rondam 0,4 pontos percentuais numa taxa de desemprego de dois dígitos “não pode ser um drama”.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários